Sustentabilidade

Siemens Portugal apresenta campus sustentável com painéis solares

A empresa implementou espaço focado em soluções para diminuir pegada ecológica e emissões de CO2
Texto
Campus sustentável na sede da Siemens Portugal (foto: divulgação)
Campus sustentável na sede da Siemens Portugal (foto: divulgação)

A Siemens Portugal está focada em reduzir a sua pegada ecológica tendo implementado o Sustainable & Smart Campus na sua sede em Alfragide. Este espaço materializa a vontade da empresa em criar tecnologia que apoie a sustentabilidade.

Nos últimos anos, a empresa de tecnologia tem adotado várias soluções sustentáveis na sua sede para reduzir o seu impacto ambiental, como a instalação de mais de cem carregadores para veículos elétricos e de uma central solar fotovoltaica no telhado.

Siemens - AWAY
Painéis solares no edifício da Siemens Portugal (foto: divulgação)

Graças ao foco na sustentabilidade, no campus da Siemens Portugal é possível acompanhar em tempo real a diminuição da pegada da empresa, que pretende atingir a neutralidade carbónica até 2030.

Entre 2019 e 2022, já se conseguiu reduzir em 60% as emissões de CO2 e em 20% os consumos energéticos no campus de Alfragide.

O projeto do Sustainable & Smart Campus, que mostra as soluções da Siemens a operar, está assente em quatro pilares, o da sustentabilidade energética, da experiência do utilizador, da proteção do meio-ambiente e da segurança e conforto.

Entre as soluções utilizadas está um sistema inteligente de controlo de microrrede que integra e otimiza a produção de energia da centra fotovoltaica, um sistema de armazenamento de energia e um de segurança integrado. Além disso, 100% da energia consumida nas instalações tem origem em fontes renováveis e a frota automóvel da empresa está a ser eletrificada.

Siemens - AWAY
Carregadores Siemens (foto: divulgação)

A natureza também é valorizada, e a sede conta com 10 mil metros quadrados de área verde com 50 espécies de árvores e arbustos e uma horta biológica que já permitiu doar mais de 500 kg de frutas e legumes à Refood.

Este tipo de projetos, que também surgem noutras localizações da Siemens, permitiram à empresa conseguir a classificação de performance ambiental mais elevada da Climate Disclosure Project (CDP), uma organização que avalia ações corporativas relacionadas com estratégias climáticas.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Radares da PSP: vê onde vão estar na próxima semana de 22 a 28 de abril
Mundo vive branqueamento em massa de corais pela segunda vez em 10 anos
Vê como fica o preço dos combustíveis na próxima semana