Sustentabilidade

Sugestão de fim de semana: Tapada de Mafra em veículo elétrico

O El Corte Inglés associou-se ao artista Edis One para decorar o mini-bus de passeio turístico na Tapada de Mafra
Texto

A Tapada Nacional de Mafra é um sítio incrível onde a biodiversidade é preservada em cerca de 883 hectares de floresta única, com uma diversidade de habitats onde não faltam várias aves e os muito apreciados gamos selvagens e javalis. A poucos quilómetros de Lisboa, se ainda não conheces este imenso espaço, merece uma visita.

Para a AWAY o convite chegou através do El Corte Inglés, no âmbito das suas atividades de responsabilidade social e como forma de assinalar o Dia Mundial da Biodiversidade, que se celebrou a 22 de maio: realizar um passeio na Tapada de Mafra sentados confortavelmente no veículo elétrico Natureza.

El Corte Inglés - away
Natureza é um dos veículos elétricos turísticos que podes utilizar na Tapada de Mafra (foto: AWAY/DR)

Natureza, mais do que um mini-bus turístico 100% ecológico e elétrico, é agora um projeto decorado pelo artista Edis One, fundador do Exctinction Art Project, que tem como objetivo sensibilizar através da arte urbana para as maiores extinções do nosso planeta.

A decoração do veículo elétrico Natureza é resultado do estudo das espécies autóctones, tendo o autor Edis One passado vários dias na Tapada de Mafra para tomar conhecimento com a fauna e flora, antes de iniciar o processo criativo de decoração.

Edis One - away
Edis One passou vários dias a estudar as espécies na Tapada de Mafra (foto: AWAY/DR)

Introdução histórica sobre a Tapada de Mafra

A Tapada de Mafra, inscrita na Lista do Património Mundial da UNESCO, tem um papel importante na conservação de diversas espécies bem como do seu habitat.

Nasceu da vontade do Rei D. João V que em 1744 adquiriu o espaço como forma de providenciar um local de recreio e de rendimentos para a família Real. Chegou a ser reserva de caça na Primeira República e durante o Estado Novo, mas, após o 25 de abril, o espaço passou a preservar as espécies até atingir a atual configuração onde a sustentabilidade é palavra de ordem.

tapada de mafra - away
A Tapada de Mafra tem mais de 800 hectares de floresta

Visita à Tapada de Mafra

A nossa visita tem início com a observação da coleção presente na sala-museu dos Coches e Carruagens da Tapada Nacional de Mafra. Aqui é possível aprender um pouco da história e conhecer vários carros e carruagens de tração animal, dos séculos XIX e XX, bem como observar vários instrumentos utilizados na arte equestre.

coches e carruagens - away
Uma espécie de "mini-museu" dos Coches na Tapada de Mafra (foto: AWAY/DR)

O espaço principal, denominado Celebredo é composto justamente pelo museu, pelo Pavilhão de Caça do Rei D. Carlos, as antigas cavalariças (transformadas em salões para a realização de eventos) e o Jardim e Casa do Salabredo (onde poderá ficar a dormir, após reserva).

O passeio propriamente dito tem início justamente a bordo do veículo elétrico de passeio turístico (uma espécie de mini-bus sem janelas e adaptado para utilização a pessoas de mobilidade reduzida). Mas somos logo informados que as visitas podem ocorrer a pé ou de bicicleta, em percursos pedestres ou trilhos cicláveis devidamente identificados. Fica para uma próxima vez…

tapada de mafra - away
Gamos, veados, javalis e outras espécies vivem em liberdade na tapada (foto: AWAY/DR)

A bordo do Natureza fomos brindados em menos de cinco minutos com alguns gamos e vários javalis, mas a guia de serviço foi-nos falando da Águia-de-Bonelli, Morcego-de-Bechstein e até da Víbora-Cornuda, entre outras espécies que o espaço tem identificados.

O passeio termina, não sem antes realçar a existência de três grandes monumentos naturais; um castanheiro-da-índia, uma olaia e um sobreiro, árvores classificadas como de Interesse Público, devido à sua dimensão e idade estimada.

tapada - away
Há percursos pedestres e de BTT dentro da Tapada de Mafra (foto: AWAY/DR)

Para mais informações sobre preço de entrada, passeios, estadias ou eventos, podes contactar a Tapada de Mafra (aqui).

nota: A AWAY visitou a Tapada de Mafra a convite do El Corte Inglés.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
A pensar nas férias? Este destino português tem prémio de sustentabilidade
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal