Sustentabilidade

BMW investe em startup dedicada à extração de lítio, para baterias de carros elétricos, mais eficiente

Marca alemã aposta em novo processo que permite obter lítio com um custo mais baixo e com a utilização de menos recursos
BMW investe na Lilac Solutions (fotos: divulgação)
BMW investe na Lilac Solutions (fotos: divulgação)

A extração de lítio enquanto componente fundamental para a produção de baterias, não só, mas também destinadas a automóveis, está a gerar enorme interesse junto da indústria, como acontece com a BMW, que acaba de anunciar o investimento numa startup do setor, denominada Lilac Solutions.

O interesse do construtor alemão terá sido despertado pelo facto da empresa de capitais privados estar focada na extração de lítio a partir de lagos de salmoura, através de um processo mais rápido, mais barato e com recurso a menos água, quando comparado com o processo habitual que recorre a tanques de evaporação. Ainda que a Lilac Solutions não esteja sozinha nesta tecnologia, já que são várias as organizações empenhadas em extrair o apetecível metal de forma mais eficiente.

Lilac Solutions desenvolveu método de extração de lítio mais ecológica

Esta promete vir a ser uma nova tecnologia de extração que permite o acesso a mais lítio verde”, sublinhou Kasper Sage da BMW i Ventures, o fundo de capital de risco da BMW, que, até aqui, tem adquirido o metal junto de produtores tradicionais, como é o caso da empresa chinesa Ganfeng Lithium, uma das líderes do setor.

O valor do investimento realizado pela BMW não foi divulgado, embora se saiba que o total do capital investido por todas empresas envolvidas nesta ronda de financiamento à Lilac Solutions, entre as quais se encontram a SK Materials e a Presidio Ventures, não ultrapassa os 20 milhões de dólares.

Continuar a ler
Home
Elétrico, radical e inovador, conhece este fantástico triciclo
Preço de gasóleo e gasolina volta a descer amanhã
E-bike analisa o nível de poluição no ar enquanto pedalas