Energia

Joint venture vai fabricar separadores de bateria de processo a seco de iões de lítio

Polypore e SEMCORP juntam-se para criar um produto de alta qualidade que irá impulsionar o fabrico de baterias de iões de lítio no mercado Chinês
Polypore e SEMCORP fazem joint venture (foto: Unsplash)
Polypore e SEMCORP fazem joint venture (foto: Unsplash)
PUB

A Polypore International LP e a Shanghai Energy New Materials Technology Co. Ltd (SEMCORP) juntaram-se para fazer uma joint venture (JV) que irá fabricar e vender separadores revestidos de cerâmica para baterias de íões de lítio recarregáveis de alta energia, na China. O acordo para a JV estabelecida como Jingxi Enpo New Materials Co., Ltd foi assinado no início do ano e a produção arranca já em 2022.

Inicialmente, a JV terá capacidade para produzir 100 milhões de metros quadrados, por ano, de separadores, mas espera-se que atinja a capacidade de produção de mil milhões de metros quadrados, por ano, em 2028.

PUB
Separadores de bateria de processo a seco de iões de lítio da Celgard, LLC (foto: divulgação)
PUB

Nos últimos anos, o governo chinês tem aprovado várias políticas de descarbonização e a procura por baterias de lítio para sistemas de armazenamento de energia e para veículos elétricos tem aumentado. A JV foi criada com o objetivo de produzir e vender separadores de processo a seco de alta qualidade e alta performance, um elemento fulcral na construção de baterias, já que permite a transição dos iões de lítio.

PUB
Bateria de iões de lítio (foto: Kumpan Electric/Unsplash)

O processo que vai ser utilizado para o fabrico é o da Celgard, LLC, uma subsidiária da Polypore, que cedeu a propriedade intelectual e a tecnologia que permite desenvolver o separador de polipropileno de processo a seco de iões de lítio.

A técnica de produção de separadores de processo seco de baterias a iões de lítio da Celgard, juntamente com a capacidade de produção e de controlo da SEMCORP, uma das maiores fabricantes de separadores para a indústria de baterias de iões de lítio, vai permitir uma produção em grande escala e de alta qualidade.

Continuar a ler
Home
Cidades
Conhece aqui o vencedor do Prémio Gulbenkian para a Humanidade
Mobilidade
Vídeo: Famel regressa com mota elétrica
Sustentabilidade
Google Maps irá indicar rotas amigas do ambiente para evitar emissões de CO2