A Volkswagen já afirmou por diversas vezes que pretende tornar-se no maior produtor mundial de baterias destinadas a automóveis elétricos, sendo que nos seus planos está o número de um milhão de sistemas de bateria produzidos anualmente em todo o planeta.
Para isso, já deu início à construção das suas novas fábricas na Europa, nos Estados Unidos e agora, na China, perto da cidade de Hefei, deverá iniciar a produção em 2023, segundo declarações recentes de responsáveis da marca.
A fábrica de baterias da Volkswagen na China representa um investimento em torno dos 140 milhões de euros até ao ano 2025, sendo que a capacidade de produção inicial deverá ficar entre os 150 mil e os 180 mil sistemas a cada ano, destinados a equipar os modelos da VW também produzidos na China.
A presença da marca neste país viu serem lançados cinco novos modelos da família ID já durante este ano, sendo que apenas no mês passado foram comercializados cerca de sete mil automóveis. Com esta taxa de crescimento, a Volkswagen prevê chegar ao final do ano com um total próximo das 100 mil unidades comercializadas.
Além desta nova fábrica na China, a Volkswagen pretende continuar a dinamizar a produção de baterias em todo o mundo, sendo que já estão a ser iniciados os trabalhos para dar início à produção em Mlada Boleslav na República Checa e em Chattanooga, nos Estados Unidos.