Energia

Há uma nova bateria para veículos elétricos que recarrega totalmente em apenas 90 segundos

Para já, foi pensada para ser usada em motociclos, em especial nos que fazem entregas de encomendas
Projeto da Mahle com a Allotrope
Projeto da Mahle com a Allotrope
PUB

A Mahle Powertrain e Allotrope Energy desenvolveram um novo tipo de bateria que permite carregamentos em cerca de 90 segundos.

Trata-se de uma unidade de energia de lítio-carbono, que combina os benefícios dos supercondensadores e das baterias tradicionais de iões de lítio, com a vantagem de estar isenta de metais raros e de ser totalmente reciclável.

PUB

A bateria acabada de apresentar ao mercado poderá ser especialmente útil quando aplicada nos motociclos que fazem entrega de encomendas e refeições, por exemplo, já que os carregamentos podem ser efetuados enquanto o estafeta está a aguardar o próximo serviço.

PUB
Quanto tempo dura uma bateria elétrica?
PUB

A Mahle Powertrain comparou diferentes tecnologias de baterias e concluiu que num serviço de entrega de comida rápida com um alcance de 25 km, o uso de uma bateria de 500 Wh de iões de lítio convencional iria implicar uma recarga a meio do turno, a qual mesmo com um carregador rápido, levaria mais de 30 minutos. Já a nova bateria que desenvolveu, poderia ser recarregada a 20 kW em apenas 90 segundos.

PUB

“Com uma carga ultrarrápida, o tamanho da bateria pode ser otimizado para se adequar aos cenários em que o veículo será utilizado, e isso leva não só a poupança de peso, mas também a reduções de custos que diminuem ainda mais as barreiras à descarbonização”, destaca Mike Bassett, responsável de investigação na Mahle Powertrain.

 

A tecnologia desenvolvida em parceria pelas duas empresas permitiu que se chegasse a uma célula de bateria que não sofre efeitos da degradação térmica, como acontece com as baterias de lítio tradicionais, e cuja estabilidade, mesmo a altas temperaturas, permite uma entrega de energia elevada e uma recarga rápida.

(Nota: artigo publicado a 02.10 e alterado a 12.10 com correção na citação do responsável)

Continuar a ler
Home
Cidades
Conhece aqui o vencedor do Prémio Gulbenkian para a Humanidade
Mobilidade
Vídeo: Famel regressa com mota elétrica
Sustentabilidade
Google Maps irá indicar rotas amigas do ambiente para evitar emissões de CO2