Sustentabilidade

Estudo reforça importância da integração da tecnologia na sustentabilidade

Accenture sugere que a tecnologia pode ajudar a medir e a reduzir as emissões de carbono das empresas
Texto
Tecnologia pode ajudar empresas a diminuir pegada ambiental
Tecnologia pode ajudar empresas a diminuir pegada ambiental

Um estudo recentemente realizado pela Accenture, multinacional especializada em estratégia, consultoria, tecnologia e operações, apurou que apenas 7% das empresas fazem uma gestão integrada de estratégia de negócio, tecnologia e sustentabilidade.

A pesquisa que envolveu 560 empresas com receita superior a mil milhões de dólares (cerca de 968 milhões de euros), sediadas em 12 países e de 11 indústrias distintas, veio, segundo a Accenture, reforçar a necessidade destas definirem estratégias alinhadas de sustentabilidade e tecnologia, idealmente com o envolvimento dos CIO (abreviatura do inglês Chief Information Officer - responsável pela tecnologia da informação).

Para a consultora, só dessa forma será possível às empresas atingirem as suas metas ambientais, sociais e de governação (ESG), capazes de se traduzir em vantagens competitivas, valor financeiro e impacto positivo duradouro na sociedade e no meio ambiente.

Embora as organizações participantes no estudo “Uniting Technology and Sustainability: How to Get Full Value From Your Sustainable Technology Strategy” tenham classificado a tecnologia como importante ou muito importante para alcançar as suas metas de sustentabilidade, aquele demonstrou também que ainda existem barreiras à criação e implementação de estratégias integradas.

Falta de soluções e padrões (40%), complexidade (33%) e falta de consciência das consequências não intencionais da tecnologia (20%) são os principais entraves apontados. Perante esta realidade, as empresas veem-se obrigadas a fazer concessões entre metas de negócios e sustentabilidade, as quais, segundo a Accenture, poderiam ser reduzidas ou eliminadas com uma estratégia de tecnologia holística e sustentável.

Em jeito de conclusão, a Accenture salienta que a tecnologia pode ser um facilitador crítico e fundamental no processo de tornar as empresas mais sustentáveis. Como exemplo, a multinacional responsável pelo estudo salienta que a tecnologia pode melhorar a transparência e rastreabilidade nas cadeias de abastecimento, assim como ajudar a medir e a reduzir as emissões de carbono.

(Fotos: L. Lig e C. Creators/ Unsplash)

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
A pensar nas férias? Este destino português tem prémio de sustentabilidade
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal