Sustentabilidade

Estudo revela que a sustentabilidade é um tema prioritário para os CEO

Inquiridos reconhecerem a importância da estratégia de sustentabilidade, mas apenas 23% estão a implementá-la em pleno
Texto
CEOs preocupados com o ambiente (Foto: J. Tompkins/Unsplash)
CEOs preocupados com o ambiente (Foto: J. Tompkins/Unsplash)

Um estudo levado a cabo pelo IBM Institute for Business Value (IBV) confirmou que o tema da sustentabilidade é, cada vez mais, uma prioridade para as empresas e que os presidentes executivos o reconhecem como um imperativo de negócio e impulsionador de crescimento.

A investigação “Own your impact: Practical pathways to transformational sustainability”, para a qual foram conduzidas entrevistas a mais de três mil CEOs em todo o mundo, de 28 indústrias distintas, revela que 48% dos inquiridos classifica a sustentabilidade como uma das principais prioridades das suas organizações, o que representa um aumento de 37% em relação a 2021.

Quase 70% dos CEOs que participaram confirmam estar diretamente envolvidos na definição da respetiva estratégia.

Mais de 80% dos CEOs acredita que os investimentos em sustentabilidade da sua empresa irão ter um reflexo positivo no negócio nos próximos cinco anos e 45% estão seguros de que a sustentabilidade irá acelerar o crescimento do negócio.

Contudo, mais de metade (51%) também identifica a sustentabilidade como um dos seus maiores desafios no curto prazo, tendo em conta a falta de caminhos a partir dos dados, a pouca clareza sobre o retorno do investimento e as barreiras tecnológicas.

Menos positiva é também a conclusão de que apenas 23% dos presidentes executivos consultados assegura estar a implementar uma estratégia de sustentabilidade em toda a organização, ainda que 95% afirmem estar, pelo menos, numa fase piloto de implementação dessa mesma estratégia.

(Fotos: Unsplash)

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal
Mundo vive branqueamento em massa de corais pela segunda vez em 10 anos