Sustentabilidade

Startup portuguesa sabe como tornar processos de entrega mais sustentáveis

Bloq.it sugere 5 medidas a implementar por empresas de retalho e logística para redução de custos e de emissões de carbono
Texto
Dicas para entregas mais sustentáveis
Dicas para entregas mais sustentáveis

São cinco as soluções apresentadas pela startup de origem portuguesa Bloq.it para tornar os processos de entrega de encomendas mais sustentáveis e amigos do ambiente. Numa altura em que se regista a rápida expansão do comércio eletrónico e um volume crescente de compras online, a empresa especialista em tecnologia para cacifos inteligentes deixa sugestões sobre como proceder a entregas de forma rápida, mas com uma reduzida pegada de carbono.

Às empresas de retalho e logística, a Bloq.it começa por sugerir a implementação de software de otimização de rotas, como forma de assegurar que menos tempo é passado na estrada e menos quilómetros são percorridos. Desta forma é possível garantir um melhor desempenho do equipamento de transporte e a redução das emissões e despesas com combustível.

Optar por uma experiência localizada – a encomenda deixa de partir de um armazém afastado para passar a sair da própria loja – é uma medida também sugerida pela Bloq.it. De acordo com a startup portuguesa, esta produz vantagens ao nível da diminuição dos custos de transporte e do impacto ambiental, ao mesmo tempo que eleva o índice de entregas bem-sucedidas, com menos erros humanos.

Quando o objetivo é reduzir o investimento em equipas e em deslocações durante o processo de entrega de encomendas, a Bloq.it propõe também a adoção de cacifos inteligentes, adaptáveis a todos os tipos de retalho e e-commerce. Estes possibilitam ao estafeta que efetue a entrega de forma muito mais rápida, e para o consumidor é também uma forma conveniente de recolher as suas compras, pois pode fazê-lo no horário que preferir.

As últimas sugestões passam pela utilização de frotas elétricas – uma solução viável e de fácil implementação em especial em zonas urbanas – e pela aplicação de uma estratégia para o processo de devoluções.

Tendo em conta que mais compras online geram também mais devoluções e, como consequência, mais gastos e mais poluição, a empresa criada em 2019 recomenda que sejam criados locais para a recolha das encomendas devolvidas. Assim o estafeta não terá de regressar a casa dos diferentes consumidores, mas sim fazer a recolha num único local, podendo os cacifos inteligentes ser, mais uma vez, o equipamento certo para facilitar todo o processo.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
A pensar nas férias? Este destino português tem prémio de sustentabilidade
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal