São cinco as soluções apresentadas pela startup de origem portuguesa Bloq.it para tornar os processos de entrega de encomendas mais sustentáveis e amigos do ambiente. Numa altura em que se regista a rápida expansão do comércio eletrónico e um volume crescente de compras online, a empresa especialista em tecnologia para cacifos inteligentes deixa sugestões sobre como proceder a entregas de forma rápida, mas com uma reduzida pegada de carbono.
Às empresas de retalho e logística, a Bloq.it começa por sugerir a implementação de software de otimização de rotas, como forma de assegurar que menos tempo é passado na estrada e menos quilómetros são percorridos. Desta forma é possível garantir um melhor desempenho do equipamento de transporte e a redução das emissões e despesas com combustível.
Optar por uma experiência localizada – a encomenda deixa de partir de um armazém afastado para passar a sair da própria loja – é uma medida também sugerida pela Bloq.it. De acordo com a startup portuguesa, esta produz vantagens ao nível da diminuição dos custos de transporte e do impacto ambiental, ao mesmo tempo que eleva o índice de entregas bem-sucedidas, com menos erros humanos.
Quando o objetivo é reduzir o investimento em equipas e em deslocações durante o processo de entrega de encomendas, a Bloq.it propõe também a adoção de cacifos inteligentes, adaptáveis a todos os tipos de retalho e e-commerce. Estes possibilitam ao estafeta que efetue a entrega de forma muito mais rápida, e para o consumidor é também uma forma conveniente de recolher as suas compras, pois pode fazê-lo no horário que preferir.
As últimas sugestões passam pela utilização de frotas elétricas – uma solução viável e de fácil implementação em especial em zonas urbanas – e pela aplicação de uma estratégia para o processo de devoluções.
Tendo em conta que mais compras online geram também mais devoluções e, como consequência, mais gastos e mais poluição, a empresa criada em 2019 recomenda que sejam criados locais para a recolha das encomendas devolvidas. Assim o estafeta não terá de regressar a casa dos diferentes consumidores, mas sim fazer a recolha num único local, podendo os cacifos inteligentes ser, mais uma vez, o equipamento certo para facilitar todo o processo.