Sustentabilidade

Estudo indica que empresas não estão preparadas para a descarbonização

Apenas um quinto das mais inovadoras é capaz de produzir resultados tangíveis no domínio do clima e sustentabilidade
Texto
Empresas mais inovadoras com muito a fazer em matéria de sustentabilidade
Empresas mais inovadoras com muito a fazer em matéria de sustentabilidade

Estarão as empresas mais inovadoras verdadeiramente preparadas para a descarbonização? O relatório de 2022 da Boston Consulting Group (BCG) indica que a vontade existe, mas há ainda muito a fazer ao nível da definição de estratégias e respetivas implementações.

Para a realização do relatório “Are You Ready for Green Growth?", a BCG inquiriu pela primeira as empresas com maiores índices de inovação a respeito da importância que têm o clima e a sustentabilidade nessa mesma inovação. E as respostas parecem indicar que há mais intenção do que concretização.

Entre as empresas consultadas, dois terços classificam o clima e a sustentabilidade como uma prioridade e mais de metade consideram-se mesmo inovadoras e empenhadas a esse nível, colocando esses dois eixos, juntamente com a inovação, entre as suas principais prioridades.

Não obstante, apenas cerca de um quinto das organizações estão preparadas para agir, o mesmo é dizer que já incorporaram estas prioridades nos seus mecanismos de inovação, adquiriram as necessárias competências e estão prontas para desenvolver o produto, o processo e as inovações do modelo de negócio necessários.

A equipa da BCG responsável pelo relatório destaca que há um grande número de empresas a falar de sustentabilidade e a fazer promessas de descarbonização, mas poucas são capazes de produzir resultados tangíveis.

Por outro lado, o mesmo documento confirma que as 50 empresas mais inovadoras de 2022 são também líderes de inovação em clima e a sustentabilidade, sendo que uma significativa parte delas são pioneiras na definição de princípios ambientais, sociais e de governação, assim como no estabelecimento de compromissos de descarbonização.

Mais de metade das empresas mais inovadoras está sediada na América do Norte, num ranking em que Apple, Microsoft e Amazon ocupam, respetivamente, as três primeiras posições. A mais bem cotada do setor automóvel é a Tesla (5º lugar geral), muito à frente da segunda classificada, a GM (42º lugar geral).

(Fotos: Pexels)

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
A pensar nas férias? Este destino português tem prémio de sustentabilidade
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal