Sustentabilidade

86% dos portugueses estão preocupados com as alterações climáticas

Dados positivos no Dia Internacional contra as alterações climáticas
Texto
Alterações climáticas (Foto: Pixabay)
Alterações climáticas (Foto: Pixabay)

A maioria dos portugueses está preocupada com as alterações climáticas (86%), sobretudo os das faixas etárias entre os 55 e os 65 anos (90%), revela o Barómetro 2023, um estudo sobre a perceção da sustentabilidade.

No do Dia Internacional contra as Alterações Climáticas, que se comemora hoje, dia 24 de outubro, a Mastercard apresenta novos resultados do Barómetro 2023 - 'Perceção da Sustentabilidade em Portugal'.

Do estudo salientam-se aquí alguns dados.

Para 11% dos entrevistados, as alterações climáticas têm uma relevância média, em comparação com 3% que demonstram pouca preocupação. A maioria dos portugueses realizaria alguma atividade para ajudar a mitigar os efeitos das alterações climáticas e compensar a sua pegada de carbono, destacando a plantação de árvores e a limpeza de recursos hídricos ou parques na sua comunidade.

90% acreditam que os efeitos vão piorar no futuro, sendo as mulheres e as pessoas entre os 30 e os 34 anos as mais pessimistas.

Para 48% é muito importante que as empresas sejam responsáveis relativamente às alterações climáticas e tomem a iniciativa de reduzir a sua pegada de carbono.

Este estudo é realizado no âmbito da campanha feita em Portugal para apoiar a iniciativa Priceless Planet Coalition, iniciada em 2020 pela Mastercard, que tem como objetivo a reflorestação de diversas zonas do mundo, incluindo em Portugal, e que prevê a plantação de 100 milhões de árvores até 2025.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Cemitérios a produzir energia solar? Projeto está a nascer em Espanha
Hyundai apresenta primeiro camião a hidrogénio com condução autónoma
Segurança rodoviária: 9 peças de roupa a evitar quando se está ao volante