Sustentabilidade

Dia Nacional da Sustentabilidade: o que significa?

Portugal celebra a 25 de setembro o 1º Dia Nacional da Sustentabilidade
Texto
A sustentabilidade tem de ser uma preocupação atual (foto: Pok Rie/Pexels)
A sustentabilidade tem de ser uma preocupação atual (foto: Pok Rie/Pexels)

Portugal celebra hoje, 25 de setembro, o Dia Nacional da Sustentabilidade e torna-se um dos primeiros países do mundo a celebrar oficialmente esta data.

A data é relevante pois fica alinhada com a data adotada pelas Nações Unidas - Agenda 2030, tendo sido esse o dia (25 de setembro de 2015) em que foram apresentados os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), desdobrados em 169 metas aprovadas pelos líderes mundiais numa cimeira realizada na sede da ONU, em Nova Iorque.

O Dia Nacional da Sustentabilidade começou com uma proposta da Deco Proteste realizada no início de 2020, mas foi em fevereiro de 2021 que a Assembleia da República aprovou um texto final (ver aqui) da Comissão de Ambiente, Energia e Ordenamento do Território, que iria abrir caminho para instituir esta data de forma oficial. Já este ano ano e por resolução do Conselho de Ministros (nº 56/2023 de 9 de junho) ficou oficialmente instituído o 25 de setembro, como o Dia Nacional da Sustentabilidade.

A relevância da sustentabilidade

A sustentabilidade é hoje uma palavra presente no quotidiano e ganhou importância na estratégia das empresas e na forma como estas interagem com os funcionários e clientes, existindo cada vez mais critérios a cumprir pelo ambiente e pelo bem estar e desejos dos consumidores.

Sustentabilidade não passa "apenas" por assegurar o futuro do planeta, mas também por assegurar melhoria de condições económicas às populações, acesso básico a água e energia, entre outros.

Como um autêntico desígnio a nível planetário a sustentabilidade é também importante em cada individuo, nas ações que cada um de nós pode tomar pelo planeta, mas também nas ações que podemos levar a cabo para transformar ou melhorar a vida de outros e também a vida de nós próprios.

 

 

 

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Radares da PSP: vê onde vão estar de 15 a 21 de julho
Cidades mais verdes e menos compactas têm taxa de mortalidade mais baixa
Vai nascer mais um troço de ciclovia em Lisboa