Smartcity

Portugal aposta em soluções sustentáveis de iluminação nas cidades

Alguns exemplos nacionais que revelam o impacto da iluminação inteligente na vida de pessoas e territórios
Texto
Sistema de iluminação Signify no WOW, Gaia (foto: divulgação)
Sistema de iluminação Signify no WOW, Gaia (foto: divulgação)

Os sistemas de iluminação LED são cada vez mais uma aposta dos municípios e regiões para reduzir a fatura energética. Quando bem integrados nos espaços públicos e munidos de gestão inteligente estes sistemas tornam-se um acelerador de sustentabilidade, aumentam a eficiência energética e reduzem a pegada ecológica.

A Signify, operador mundial na área da iluminação, deu recentemente a conhecer três projetos a nível nacional, conectados por um software proprietário específico de gestão (Plataforma IoT do Interact), que têm permitido monitorizar e melhorar a qualidade das infraestruturas, a segurança dos cidadãos e o ambiente do espaço público.

Wow: O novo quarteirão cultural em Gaia

Para o Wow - Novo Quarteirão Cultural em Gaia, foram desenvolvidas luminárias específicas, bem integradas na arquitetura do espaço e com gestão inteligente de toda a iluminação, adaptável a cada local.

WOW - away
Sistema de iluminação Signify no WOW, Gaia (foto: divulgação)

Alentejo Central com forte poupança energética

A CIMAC – Comunidade Intermunicipal do Alentejo, que congrega 14 municípios, atualizou a iluminação urbana de 55 mil luminárias, numa extensão de mais de 7 mil quilómetros, das quais 29 mil são geridas de forma inteligente pela plataforma Interact. Questões ambientais, redução de consumo energético (poupança de 19 GW/ano) e emissões de CO2 (redução de 27 milhões de ton/ano de CO2), bem como custos de manutenção e qualidade da luz, foram alguns dos ganhos com esta ação.

Alentejo - away
Sistema de iluminação Signify no Alentejo (foto: divulgação)

Iluminação mais eficiente no Sabugal

O Município do Sabugal, como outros do interior do país, tem um déficit de energia no verão quando a procura é superior, em especial dos visitantes que se dirigem à Reserva Natural da Serra da Malcata. A autarquia apostou em novas luminárias e na telegestão eficiente, reduzindo os custos da energia em até 75% numa amplitude de mais de 800 km2 (geridos pela plataforma Interact).

Sabugal - away
Sistema de iluminação Signify no Sabugal (foto: divulgação)

A Signify celebrou em maio cinco anos e, com estes exemplos, pretende demonstrar o compromisso com a inovação tecnológica no mercado da iluminação, visando soluções mais sustentáveis (por exemplo com a utilização de materiais reciclados), eficientes e conectadas.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Hyundai apresenta primeiro camião a hidrogénio com condução autónoma
Segurança rodoviária: 9 peças de roupa a evitar quando se está ao volante
Projeto português cria vidro que produz eletricidade a partir da luz solar