Cidades

Seul vai implementar rede de IOT - Internet das Coisas com 421 Km até 2023

Capital sul coreana planeia aumentar a oferta de conectividade, incluindo a disponibilização de Wi-Fi gratuito em toda a cidade.
Seoul com Wi-Fi
Seoul com Wi-Fi
PUB

A cidade de Seul, capital da Coreia do Sul, pretende tomar a dianteira entre as cidades com maior conectividade entre objetos e entre pessoas, com o lançamento de uma rede pública de Internet das Coisas (IdC) a implementar até 2023.

O recente anúncio, feito pelo Governo Metropolitano de Seul, faz referência a uma rede de longo alcance com 421 Km, que começará a ser implementada este ano e que irá ligar 1000 estações-base instaladas em instalações públicas, tais como centros comunitários.

PUB
Seul (Foto: Taryn Elliot/Pexels)
PUB

O centro de comando central estará montado na câmara municipal da cidade coreana e ficará responsável por supervisionar a recolha e distribuição de dados e a gestão da rede em tempo real.

A nova rede IdC, integrada no ambicioso plano de Seul para aumentar a oferta de conectividade, incluindo a disponibilização de wi-fi público gratuito em toda a cidade, servirá, numa fase inicial, para implementar de forma mais abrangente uma série de serviços, tais como parquímetros inteligentes, sistemas de deteção de incêndios e de monitorização remota para residentes idosos que vivam sozinhos.

PUB
Seul (Foto: captura ANews)

Os sensores a instalar irão recolher dados relacionados com as áreas dos transportes, segurança e ambiente, com o objetivo de analisar tendências de utilização e disponibilizar novos serviços aos habitantes.

Os mesmos dados serão também disponibilizados a empresas em fase de arranque e a instituições dedicadas à investigação, para assim estimular a inovação.

Sinal a alertar que a zonte Wi-Gi (Foto: Captura Instagram)

Já este ano serão criados serviços em modo de teste, ao nível da iluminação inteligente e da monitorização de poeiras finas, bem como para monitorizar os edifícios mais antigos e, dessa forma, detetar automaticamente potenciais problemas de segurança.

Continuar a ler
Home
Cidades
Novas cidades no mundo fazem disparar investimentos
Mobilidade
Veículo elétrico: Stress ou anti-stress?
Evasão
Sugestão de viagem: os 10 castelos mais visitados