Sustentabilidade

Alterações climáticas: Leonardo DiCaprio supera Greta Thunberg

Americanos confiam mais em Leonardo DiCaprio do que em Greta Thunberg
Texto
Leonardo DiCaprio (foto: Lionel Hahn/Getty Images)
Leonardo DiCaprio (foto: Lionel Hahn/Getty Images)

Um recente inquérito online revela que os americanos consideram Leonardo DiCaprio a voz mais influente quando o assunto são as alterações climáticas e outros temas ambientais.

O ator de Titanic, que recentemente brilhou no filme “Don’t Look Up” – uma sátira à forma como políticos, empresas e até alguns jornalistas encaram as alterações climáticas, superou personalidades como Al Gore, ex-vice presidente dos Estados Unidos da América, autor do livro/documentário “Uma verdade inconveniente” e a ativista ambiental Greta Thunberg.

O inquérito foi conduzido pela NRG, uma empresa de consultoria sediada em Hollywood, que recolheu opiniões de mais de 1500 residentes da área de Los Angeles (Califórnia), adultos entre os 18 e 64 anos, com o devido balanceamento entre idades, raça, género e rendimentos, sobre “em que figura pública ou celebridade mais acredita quando se fala de sustentabilidade?”.

Leonardo DiCaprio - away
Leonardo DiCaprio e Jennifer Lawrence, na estreia de Don't Look Up (foto: Taylor Hill/Film Magic/Getty Images)

Leonardo DiCaprio encabeçou a lista das preferências, deixando Al Gore, Greta Thunberg, Dwayne Johnson (“The Rock”) e até o atual presidente Joe Biden, para trás.

Os autores do estudo revelam que há pros e contras quando se associam figuras públicas, atores ou políticos a discussões sobre o clima. Quando o tema os pode promover seguramente estão em linha com o ambiente, mas não é invulgar esquivarem-se a questões que obrigam a tomar posição pública.

A ligação de DiCaprio a causas ambientais é há muito conhecida. Em 1998 lançou uma fundação que em duas décadas terá investido cerca de 100 milhões de dólares em projetos mundiais de combate às alterações climáticas (dados da Business Insider).

Ainda assim, o ator não se livra de algumas críticas quando, tal como tantos outros, utiliza jatos privados para as suas deslocações.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Radares da PSP: vê onde vão estar na próxima semana, de 15 a 21 de abril
Mais uma marca chinesa em Portugal. XPeng chega já este ano
Robotáxi elétrico da Hyundai passou no exame de condução… mesmo sem condutor