Sustentabilidade

Dia Mundial da Terra. O que celebramos afinal a 22 de abril?

A Terra é o habitat comum de todas as civilizações e este dia recorda que é aqui que iremos deixar os nossos descendentes
Texto
Dia Mundial da Terra (Foto: Ben White/Unsplash)
Dia Mundial da Terra (Foto: Ben White/Unsplash)

Em 2009 a Assembleia Geral das Nações Unidas declarou o dia 22 de abril como o Dia Internacional da Mãe Terra, ou, como ficou conhecido de forma genérica “Dia Mundial da Terra”.

Os membros da assembleia pretenderam com esta declaração consciencializar toda a população mundial de que a Terra e os seus ecossistemas são um único habitat para todo o mundo.

Na declaração do Dia Mundial da Terra pode ler-se de que "existe a convicção de que é necessário promover uma harmonia com a natureza para obter um equilíbrio entre o plano económico, social e ambiental para as presentes e futuras gerações".

Dia Mundial da Terra, em 2019, nas Nações Unidas (Foto: Loey Felipe/UN)

O mundo está a ser delapidado dos seus recursos naturais, e, a rápida degradação ambiental, resultado de um consumo insustentável e padrões de produção com consequências nefastas para o equilíbrio ambiental (e para a saúde da população), são realidades cada vez mais evidentes.

As Nações Unidas alertam que a perda da biodiversidade, desertificação, alterações climáticas e disrupção dos ciclos naturais estão entre as principais causas de desregulação da natureza e da integridade dos vários ecossistemas de suporte à vida.

No Dia Mundial da Terra temos todos de nos lembrar de que a terra onde hoje vivemos é a mesma que os nossos antepassados pisaram e temos de assegurar que será aquela onde as gerações futuras poderão todas viver em segurança e harmonia.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
A pensar nas férias? Este destino português tem prémio de sustentabilidade
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal