Sustentabilidade

Pinterest vai banir informações falsas sobre as alterações climáticas

Política da rede social passa a proibir informação que negue alterações climáticas, tanto em publicações como em publicidade
Texto
Pinterest bane informação falsa sobre alterações climáticas
Pinterest bane informação falsa sobre alterações climáticas

As redes sociais são muitas vezes usadas como fonte de informação. No entanto, quando qualquer pessoa pode divulgar o que quiser, não é raro encontrar informação falsa na internet, especialmente nas redes sociais.

Muitas destas plataformas têm criado mecanismos para controlar a divulgação do que é conhecido por fake news. Agora, o Pinterest, uma rede social focada na partilha de imagens, que também permite divulgação de informação, anunciou que desenvolveu uma nova política sobre desinformação em relação às mudanças climáticas. O objetivo é manter fake news e afirmações enganosas sobre o clima fora da plataforma.

Em comunicado, a companhia americana refere ser a primeira grande plataforma digital a criar guidelines claras contra a desinformação à volta das mudanças climáticas, tanto no conteúdo como na publicidade.

A partir de agora, conteúdo que negue a existência ou os impactos das mudanças climáticas, assim como a influência humana no clima será removido. Também não poderá ser publicado conteúdo que contrarie a evidência cientifica ou que, de alguma forma, ponha em causa a confiança nos especialistas no tema.

Não será também permitida informação que seja falsa ou enganosa sobre a segurança pública em caso de desastres naturais ou eventos relacionados com clima extremo.

Esta decisão tem como objetivo criar um espaço que é de confiança para quem usa a plataforma, especialmente numa altura em que há cada vez mais pesquisas sobre como viver uma vida mais ambientalmente sustentável, refere a empresa.

Para conseguir fazer um bom trabalho de triagem em relação a que informação deve ser eliminada, a Pinterest juntou-se a vários especialistas, entre eles a Climate Disinformation Coalition e a Conscious Advertising Network, para ajudar a informar e a desenvolver políticas baseadas na informação errada que mais tem surgido na internet.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Comboios que levitam na linha? Empresa italiana está a testar tecnologia
Radares da PSP. É aqui que vão estar na semana de 24 a 30 de junho
Visita à fábrica da Nissan: sustentabilidade em destaque na produção do Qashqai