Sustentabilidade

Mina de carvão junto a recife de coral? Austrália rejeita hipótese

Governo australiano deu nega à abertura de mina de carvão devido à proximidade ao recife de coral e aos impactos que podia causar
Texto

A Grande Barreira de Coral, na Austrália, foi ameaçada por um pedido de abertura de uma mina de carvão, porém este foi rejeitado pelo governo.

A ministra australiana do Ambiente, Tanya Plibersek, anunciou que ia impedir a abertura da mina a noroeste da cidade de Rockhampton, no estado de Queensland e a menos de dez quilómetros da Grande Barreira de Coral, na costa australiana.

recife de coral - AWAY
Corais na Austrália (foto: Sam McNeil/ AP)

Caso este pedido de abertura da mina tivesse sido aceite, haveria um impacto na água doce da zona e nas frágeis ervas marinhas que alimentam os dugongos, um animal mamífero marinho, indicou Tanya Plibersek. A ministra referiu ainda que a poluição e os riscos a que o recife estaria sujeito poderiam causar danos irreversíveis.

A Grande Barreira de Coral é responsável por cerca de 3,9 mil milhões de euros em atividades económicas todos os anos e gera aproximadamente 64 mil empregos, afirmou a responsável pela pasta do ambiente.

corais - AWAY
Grande Barreira de Coral (foto: Sam McNeil/ AP)

Para os especialistas ambientais, a Grande Barreira de Coral, o maior ecossistema de recife de coral do mundo, deveria ser considerado Património Mundial da UNESCO.

Um relatório desta organização da ONU e da União Internacional para a Conservação da Natureza, sugeriu que a Grande Barreira de Coral faça parte de uma lista de zonas em perigo, uma vez que este ecossistema também está a ser ameaçado pelas alterações climáticas e o aquecimento dos oceanos.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
A pensar nas férias? Este destino português tem prémio de sustentabilidade
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal