Sustentabilidade

Novo estudo alerta que é improvável limitar o aquecimento global a 1,5˚C

Investigação da Universidade de Hamburgo destaca que o cumprimento dos objetivos do Acordo de Paris implica proceder a mudanças sociais
Texto
Protestos pelo clima (foto: Markus Schreiber/ AP)
Protestos pelo clima (foto: Markus Schreiber/ AP)

Um novo estudo agora divulgado classifica como improvável limitar o aquecimento global a 1,5˚C, ao mesmo tempo que destaca a necessidade de se proceder a mudanças sociais no sentido de cumprir os objetivos de redução de emissões de gases com efeito de estufa.

Realizada pela Universidade de Hamburgo, Alemanha, a investigação “Hamburg Climate Futures Outlook”, analisou o clima de diferentes ângulos – as questões físicas; a política climática; as consequências da guerra na Ucrânia – e concluiu que, para cumprir os objetivos do Acordo de Paris, é essencial uma nova abordagem na adaptação às mudanças climáticas.

Alterações climáticas - AWAY
Alterações climáticas (foto: W. Bossen/ Unsplash)

Recorde-se que o Acordo de Paris, assinado em 2015, estabelece 2˚C como meta para controlo do aumento da temperatura face à época pré-industrial, sendo que o valor ideal seria até 1,5˚C.

O estudo realizado pela universidade alemã sublinha que, apesar de já terem sido desencadeadas algumas ações de proteção do clima a nível global, os padrões de consumo e as respostas das empresas não estão a contribuir para as medidas de proteção climática cuja implementação é urgente.

O desinvestimento em combustíveis fósseis e a política climática da ONU são dinâmicas apontadas pela investigação como positivas. Contudo, “a necessária descarbonização profunda está simplesmente a progredir demasiado lentamente”, refere Anita Engels, uma das autoras, citada pela Lusa.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Radares da PSP na próxima semana até 30 de abril
Renováveis: energia eólica com maior crescimento de sempre em 2023
A pensar nas férias? Este destino português tem prémio de sustentabilidade