Sustentabilidade

Mata Nacional de Leiria vai receber 650 mil novas árvores até 2025

Projeto Renature Leiria tem como objetivo reflorestar área destruída por incêndios de 2017 e tempestade Leslie de 2018
Pinhal de Leiria
Pinhal de Leiria

O Grupo de Estudos de Ordenamento do Território e Ambiente (GEOTA) lançou projeto Renature Leiria que tem como objetivo reflorestar a Mata Nacional de Leiria que viu 86% da sua área ardida com os incêndios de 2017. Até 2025, deverão ser plantadas 650 mil árvores em 700 hectares.

O projeto de iniciativa privada começou este ano e tem fim previsto para abril de 2025. No âmbito do projeto, são apenas plantadas florestas autóctone e, por isso, a árvore mais comum será o pinheiro-bravo, sendo que serão plantados também o pinheiro-manso, o medronheiro e o sobreiro.

Pretende-se contribuir para a recuperação da área, uma das mais emblemáticas do país, que tem também um papel fundamento na conservação da biodiversidade, de lazer e de produção florestal, explicou Miguel Jerónimo, membro da comissão executiva do GEOTA e coordenador deste projeto, citado pela Lusa.

Para atingir as 650 mil plantações, a GEOTA propõe objetivos anuais, com a plantação de 200 mil árvores entre outubro e março de cada ano até abril de 2025. Como o projeto começou este ano, o primeiro objetivo já foi cumprido e foi o mais pequeno, de apenas 50 mil árvores.

À Lusa, foi explicado que os trabalhos são desenvolvidos em parceria com a associação norte-americana One Tree Planted e o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas.

Este não é o único projeto de reflorestação da GEOTA. No Algarve, esta a decorrer, desde 2019, o Renature Monchique também para plantar árvores em zonas afetadas por incêndios.

Apesar de o Pinhal de Leiria ser propriedade do Estado, à Lusa, Miguel Jerónimo explicou que espera que um dia o Governo possa querer financiar este tipo de projetos já que o investimento de meio milhão de euros que está a ser feito no Renature Leiria e Renature Monchique é totalmente privado.

(Fotos: Vitor Oliveira e Fernando Moital/Flickr e S. Pflaum/Unsplash)

Continuar a ler
Home
Petróleo russo afinal pode ainda não ser alvo de embargo na União Europeia
A diferença que pode fazer uma tampa na garrafa. Vê aqui o projeto da Coca-Cola
Saga de filme de ação automóvel "Velocidade Furiosa 10" em Portugal