Sustentabilidade

Como podes plantar uma árvore sem sair de casa?

Bastaria plantar 6 árvores por mês para compensares a tua pegada de carbono anual
Texto

O dia 21 de março é o Dia Mundial da Árvore e das Florestas. É um momento para recordar o que podes fazer para contribuir para a preservação do planeta.

Um ser humano adulto gera em média 6 a 9 toneladas de CO2 por ano. De acordo com dados das Nações Unidas, são necessárias 6 árvores adultas para compensar uma tonelada de C02. Dados do Eurostat indicam que seria necessário plantar entre 36 a 41 árvores por ano, para um cidadão europeu compensar a sua pegada de carbono.

Ou seja, é necessário assegurar a presença das árvores no mundo porque elas são o "pulmão" que permite manter a vida na Terra. As florestas tem como função manter e renovar os ecossistemas, regenerando o ar e proporcionado oxigénio, mas também são importantes para a economia e produção de bens e alimentos.

Cerca de 30% da superfície terrestre está coberta por florestas (na Europa estima-se que, em zona de floresta, existam cerca de 300 árvores por hectare), onde se realiza a fotossíntese - produção de oxigénio a partir de dióxido de carbono.

Como plantar uma árvore sem sair de casa

Tens várias plataformas onde é possível "oferecer" uma árvore, escolhemos a Tree-Nation e a Treedom, como exemplos.

Quando adquires uma árvore na plataforma Treedom ou na Tree-Nation podes acompanhar o processo de plantação e crescimento e saber sempre de que forma está a absorver CO2. Em qualquer momento poderás receber atualizações sobre o projeto e qual o seu impacto.

É giro? É acima de tudo um ato simbólico, mas muito importante para o planeta, e, por isso, aqui fica a ideia.

Tens várias opções de escolha e por preços bem acessíveis!

Estas plataformas financiam agricultores que queiram plantar árvores, suportando a atividade durante os primeiros anos, quando as árvores ainda não são produtivas. A plataforma providencia know-how e suporte técnico para plantar e gerir as árvores.

A Treedom, inclusive, até fotografa, utiliza geolocalização e monitoriza as plantações para assegurar o futuro.

A plantação de pequenas zonas florestais pode ser um ativo importante no combate à desertificação e às alterações climáticas. As árvores absorvem CO2 durante todo o seu crescimento, beneficiando por isso o planeta.

Papel Semente, uma opção para ofereceres

E que tal enviares convites ou teres o teu cartão de visita em papel reciclado que se transforma numa planta? Já é possível ter cartões de visitas, convites e envelopes e, em vez de envia-los para o lixo, planta-los!

O papel semente é um papel reciclado, ecológico e artesanal, que recebe sementes de flores ou temperos durante seu processo de fabricação.

O processo fabril inicia com a reciclagem e a transformação do papel usado e de aparas não utilizadas pela indústria tradicional e é finalizado com a inserção de sementes. Assim, após a sua utilização, o papel pode ser plantado, transformando-se numa planta ao invés de lixo.

As sementes utilizadas no papel são bem diversas. Tem inclusive agrião, manjericos, salsa ou até tomate, por exemplo.

Para plantar, basta cortar o papel, molha-lo, colocar num vaso, colocar terra fértil e rega-lo diariamente. Entre 20 a 30 dias e a planta começa a germinar.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Vais poder andar de táxi aéreo em breve. Primeiro eVTOL já foi entregue a cliente
Podes ser multado por levares o teu cão sem cinto de segurança no carro? Conhece as regras
Mais uma marca chinesa em Portugal. XPeng chega já este ano