Sustentabilidade

E se a partir de águas residuais pudéssemos criar peixe e vegetais?

Projeto cria primeira quinta na Europa que utiliza águas residuais para a criação de peixe e vegetais
Texto

Quinta aquopónica. Já ouviste falar? Está a nascer na Europa um projeto que irá criar a primeira quinta onde se utilizam águas residuais tratadas para a criação de peixe e vegetais. Parece-te genial?

O projeto AWARE é uma iniciativa pioneira que pode ser um ponto de partida para um novo cenário de aquacultura, introduzindo uma nova valia na economia circular e nas cadeias alimentares.

Mas como tudo se passa? O objetivo do AWARE (Aquaponics from Wastewater Reclamation) passa pela criação da primeira quinta que utiliza águas residuais num sistema aquapónico, ou seja, que combina a aquacultura com a hidroponia (cultivo de plantas fora do solo), para criar peixe e vegetais.

quinta - away
Primeira quinta aquopónica da Europa (foto: divulgação)

O projeto piloto vai ser instalado na estação de tratamento de águas residuais de Castellana Grotte, em Itália, com arranque previsto para 2024 e resultados esperados a partir de 2026.

A ideia é realizar uma gestão mais sustentável da água enquanto recurso (promovendo aqui a economia circular), aumentando a capacidade de produção de peixe e vegetais a um nível local e municipal, sem recorrer ao solo, a água doce e sem emissão líquida de gases com efeito de estufa.

Esta investigação é liderada por um consórcio europeu de 20 parceiros de oito países, no qual se integram duas instituições de ensino superior Portuguesas: o Centro de Biotecnologia e Química Fina (CBQF), da Escola Superior de Biotecnologia (ESB), da Universidade Católica Portuguesa no Porto, e o Laboratório de Engenharia de Processos, Ambiente, Biotecnologia e Energia (LEPABE) da Universidade do Porto.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Vais poder andar de táxi aéreo em breve. Primeiro eVTOL já foi entregue a cliente
Podes ser multado por levares o teu cão sem cinto de segurança no carro? Conhece as regras
Mais uma marca chinesa em Portugal. XPeng chega já este ano