Sustentabilidade

Há uma cidade europeia onde a água da torneira é a mais saborosa

Qual a água mais saborosa? Os Países Baixos levaram a cabo um interessante estudo local
Texto

Utrecht é quarta maior cidade neerlandesa e a sua localização no centro dos Países Baixos torna-a num importante local de cruzamento de mercadorias e pessoas. Mas a cidade com belos canais, conhecida pela centenária Torre Dom e pelo centro histórico medieval tem um outro atrativo: a qualidade da água que podes beber das torneiras.

Um estudo conduzido pela concessionária local de águas a KRNWTR+ revelou que Utrecht tem a melhor água potável de todas as provinciais e regiões do país, sendo muito provavelmente das mais saborosas da Europa. Para já passou a deter o prémio de “Água mais saborosa dos Países Baixos em 2023”.

utrecht - away
Utrecht (foto: Nicolas Economou/Nur Photo/GettyImages)

Para levar a cabo o estudo a concessionária consultou um painel de especialistas, incluindo uma espécie de sommelier de água e um jornalista especializado em gastronomia e culinária, que conduziram um teste cego comparativo com águas de várias cidades.

Para o estudo ser ainda mais abrangente incluíram várias das mais conhecidas marcas de água engarrafada. Objetivo: determinar qual a água mais saborosa do país.

A ideia base passou por demonstrar que a água da torneira pode ser 100 vezes melhor para o ambiente, e, economicamente, muito melhor do que a água engarrafada, já que custa 10 vezes menos…

água - away
Beber água (foto: Andrea Picquadio/Pexels)

Depois de conduzido o teste e analisados os resultados o painel de especialistas determinou que a água de Utrecht, sendo das mais suaves em análise, venceu pelo sabor e pela correta proporção de minerais, resultado da estrutura dos solos na área. A água da torneira na região de Utrecht é “maravilhosamente equilibrada, animada, convidativa, doce, suave, divertida e aberta”, referiram, em comunicado os responsáveis pelo estudo.

A verdade é que os Países Baixos já são conhecidos pela qualidade da água, ou não fosse este um país onde a água faz parte da cultura e da sociedade, por isso os resultados nem surpreendem.

Seria interessante a condução de estudos deste tipo comparando várias cidades portuguesas.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
5 dicas para usares tecnologia de forma ambientalmente responsável
Estes painéis solares de cor terracota são discretos e quase desaparecem no telhado
Primavera sem andorinhas? Número destas aves está em declínio