Atualidade

Dia Mundial da Água: 5 curiosidades sobre a água

A água é um bem importante e dos mais estudados no planeta porque sem água não há vida
Texto

A 22 de março celebra-se o Dia Mundial da Água e este dia é dos mais importantes para todos nós. É mais ou menos consensual que sem água, não há vida na Terra. E fora dela não há certezas… mas é bem provável que também nenhum ser vivo consiga existir sem água.

De facto, até a NASA é perentória nesta afirmação: “para encontrar vida, temos de encontrar água”. E é por isso que todas as missões da Agência Espacial Norte Americana (NASA no original) começam justamente por procurar água.

Fica aqui com cinco curiosidades sobre a água que demonstram a importância deste bem.

agua - away
Um corpo adulto é composto por 55 a 60 por cento de água (foto: Adrien/Pexels)

5 curiosidades sobre a água

Um bebé nasce com 78% do corpo composto por água! Em adulto essa percentagem desce até aos 55% e está presente no sangue e células. A água é fundamental para os humanos regularem a temperatura corporal.

Cerca de 96,5 por cento da água na Terra encontra-se nos oceanos que cobrem mais de 71 por cento da superfície do planeta e uma simples gota de água permite a vida a milhões de organismos, vírus e bactérias.

Apenas 3,5% da água existente no planeta é doce e a maior parte encontra-se em glaciares, no gelo e no subsolo.

Nem toda a água que existe na Terra esteve sempre cá. Os cientistas acreditam que alguns cometas que atingiram o planeta podem ter trazido imensas quantidades de gelo.

Podes encontrar água em três estados: líquido, sólido ou gasoso (vapor). E são poucos os elementos que irás conseguir encontrar facilmente na natureza nestes três estados.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Vê como fica o preço dos combustíveis na próxima semana
Já é possível carregar o passe Andante e bilhetes ocasionais no Porto com telemóvel
Vais poder andar de táxi aéreo em breve. Primeiro eVTOL já foi entregue a cliente