Sustentabilidade

Sabes se a água que corre nas tuas torneiras cumpre as normas e é segura?

Uma nova unidade especializada do ISQ irá realizar análises avançadas em diversos produtos do setor químico, farmacêutico e agro-alimentar, como por exemplo da água que bebemos
Texto

Verificação da qualidade da água que corre na torneira, avaliação dos níveis de pesticidas presentes em alimentos, análise da qualidade do ar em locais de trabalho ou testes a medicamentos e verificação da sua correta composição são alguns dos serviços prestados pela QFA, uma nova unidade especializada do ISQ.

QFA, sigla para designar Química, Farmacêutica e AgroAlimentar, é a nova unidade capaz de realizar complexas análises a contaminantes, criada pelo ISQ – polo tecnológico, focado em indústria, tecnologia e inovação – para o fornecimento de serviços de análise a vários setores de atividade.

No que à qualidade da água diz respeito, a nova unidade procede a análises químicas a água de consumo e de rega, para avaliação de conformidade legal com fins de proteção da saúde, assim como a análises de controlo microbiológico. Faz ainda análise de solos, lamas, sedimentos marinhos e resíduos, prestando apoio na classificação do destino final.

Quanto à segurança alimentar, a QFA faz o controlo da qualidade através de análises químicas a contaminantes e análises microbiológicas. O objetivo passa por avaliar a conformidade dos géneros alimentícios, com vista à promoção da segurança do consumidor.

Em matéria de qualidade do ar interior, a unidade recentemente criada pelo ISQ disponibiliza análises microbiológicas e a agentes químicos que permitem avaliar riscos associados à exposição que têm impacto relevante na saúde dos trabalhadores.

Entre várias possíveis patologias, a QFA pode, por exemplo, detetar a presença de Legionella, a qual tem origem na inalação de gotículas de água que contêm a bactéria Legionella pneumophila. Em espaços comerciais, hotéis, spas, indústria e escritórios, a Legionella pode revelar-se um problema de saúde pública, já que tem a capacidade de infetar vários indivíduos ao mesmo tempo e pode ser mortal.

A abrangência das análises e ensaios realizados pela QFA estende-se ainda à verificação da qualidade de produtos farmacêuticos, com autorização do Infarmed. É realizado o controlo de qualidade físico-químico de medicamentos de uso humano, medicamentos experimentais e substâncias ativas, assim como análises de impurezas, doseamento e ensaios de estabilidade (para definição de prazo de validade).

(Fotos: Unsplash)

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal
Radares da PSP: vê onde vão estar na próxima semana de 22 a 28 de abril
Mundo vive branqueamento em massa de corais pela segunda vez em 10 anos