Sustentabilidade

Água é um bem que pode e deve ser reciclado já que está a escassear

Reutilização de água para lavagens e regas poderá contribuir para uma melhor gestão dos recursos hídricos
Texto
Reciclagem de água
Reciclagem de água

Facilmente associamos o ato de reciclar a materiais como o papel, o vidro ou o papel. No entanto, a água também pode passar por este processo. De acordo com a Águas do Tejo Atlântico, esta matéria-prima essencial à vida é, no seu ciclo natural, talvez o bem mais reciclado. E, no consumo diário, a reciclagem de água deveria ser também uma realidade de forma a gerir melhor os nossos recursos hídricos.

A água, apesar de essencial, está-se a tornar um recurso cada vez mais escasso. O uso desmensurado e a poluição fazem com que o acesso a água potável vá diminuindo de ano para ano.

Para começar a combater este problema, a Água do Tejo Atlântico acredita que a solução poderá passar por utilizar água reciclada (também conhecida como água para reutilização) em algumas das nossas ações diárias.

Para teres uma ideia, o simples ato de lavar o automóvel consome pelo menos 300 litros de água potável, e, apesar de não ser necessário, ainda se usa água própria para consumo para a rega de jardins e lavagem de estradas.

Assim, a proposta é simples: utilizar água residual para atividades que não impliquem o consumo humano ou animal de forma a fazer uma gestão mais eficiente e sustentável dos recursos hídricos.

Reciclagem de água

Nos últimos tempos, a Águas do Tejo Atlântico desenvolveu um novo conceito para as estações tratamento de águas residuais (ETAR): as Fábricas de Água. A água que é limpa nestas ETAR e depois pode ser utilizada na rega de espaços verdes, lavagem de viaturas, equipamentos e sistemas de climatização, fins industriais e agrícolas, entre outros.

Este ano, a empresa fez uma parceria com a Câmara de Lisboa para garantir a rega sustentável, usando a água reciclada nos jardins da zona norte do Parque das Nações. Anteriormente já tinha apresentado uma campanha em que a água reutilizada ajuda no processo de produção de cerveja artesanal.

Com este conceito de reutilizar e reciclar água, a Tejo Atlântico conseguiu, em 2021, reciclar e reutilizar mais de 2,5 mil milhões de litros de água nas regas e lavagens das Fábricas de Água.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
A pensar nas férias? Este destino português tem prémio de sustentabilidade
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal