Sustentabilidade

É urgente apostar na eficiência e na poupança de água. O alerta é da APA

Vice-presidente da APA propõe utilização de água de ETAR para usos não potáveis e utilização mais eficiente do bem
Texto
Água em Portugal
Água em Portugal

Numa altura em que 95% do território nacional encontra-se em seca extrema ou severa, o vice-presidente da Agência Portuguesa do Ambiente (APA), José Pimenta Machado, alerta para a importância de se apostar na eficiência e na poupança de água.

No final de uma reunião da Subcomissão Regional da Zona Centro da Comissão de Gestão de Albufeiras, promovida pela APA em Coimbra, Pimenta Machado sublinhou que é essencial apostar em métodos alternativos para usos não potáveis de água.

Devemos apostar na reutilização de águas das ETAR [estações de tratamento de águas residuais] para usos não potáveis. Não faz sentido nenhum usarmos a água que bebemos para lavar o caixote do lixo ou para regar um jardim público: devemos apostar nas origens alternativas”, frisou.

O vice-presidente da APA disse aos jornalistas que foi feito um apelo aos municípios para promoverem campanhas de poupança de água e optarem por usar água das ETAR para a rega de jardins, lavagem de ruas e equipamentos.

ETAR (Associated Press/Julio Cortez)

Apesar das chuvas que caíram nas últimas semanas, não foi possível recuperar totalmente os níveis nas albufeiras e a humidade nos solos, especialmente a sul do Tejo, explicou Pimenta Machado, acrescentando que foi suspensa a possibilidade de captações subterrâneas de água.

Em relação às albufeiras, referiu que a prioridade é salvaguardar água para consumo humano, especialmente no caso das barragens da Aguieira, Raiva e Fronhas.

Queremos guardar água em todos os sistemas para garantir dois anos de água para consumo humano, esse é o nosso compromisso, é esse o uso prioritário, não pode faltar água às populações. Este é o uso prioritário e todas as medidas que tomámos são para dar essa segurança, em todas as regiões”, concluiu.

(Fotos: Unsplash)

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal
Mundo vive branqueamento em massa de corais pela segunda vez em 10 anos