Sustentabilidade

Emirates aposta em quinta vertical que produz 1 milhão de kg de verduras

Instalação Bustanica usa técnica de cultivo que não utiliza solo para fazer crescer vários vegetais como espinafres e rúcula
Texto
Bustanica, a quinta vertical da Emirates
Bustanica, a quinta vertical da Emirates

Chama-se Bustanica e, de acordo com a Emirates, é a maior quinta vertical hidropónica do mundo. Este novo espaço implicou um investimento de 39,3 milhões de euros e é a primeira quinta vertical da Emirates Crop One, uma joint venture entre a Emirates Flight Catering, do grupo Emirates, e a Crop One, especialista em agricultura interior vertical impulsionada por tecnologia.

Com mais de 30 mil metros quadrados, a instalação agrícola situada perto do Aeroporto Internacional Al Maktoum, no Dubai World Central, vai produzir mais de um milhão de quilogramas de vegetais de folha verde.

Por enquanto, na Bustanica estão a apostar em couve kale, espinafres, alface, rúcula, entre outros alimentos de folha verde, mas a longo prazo planeiam produzir frutas e vegetais.

A técnica de cultivo usada tem por base o sistema hidropónico, ou seja, não é utilizado solo e os minerais necessários para a planta são fornecidos através de uma solução nutritiva. Esta técnica permite utilizar até menos 95% de água comparativamente à agricultura tradicional, o que representa uma poupança de 250 milhões de litros de água por ano.

Todo o processo de cultivo é impulsionado por tecnologia de ponta e é acompanhado por uma equipa interna especializada, composta por peritos agrónomos, engenheiros, horticultores e cientistas especializados em produtos hortícolas.

De acordo com a Emirates, todos os alimentos cultivados na Bustanica são livres de pesticidas, herbicidas e químicos, o que os torna frescos e limpos.

Os vegetais aqui produzido vão ser utilizados pela Emirates Flight Catering, não só responsável pelas refeições servidas a bordo da Emirates, como de outras companhias aéreas. Muitos destas verduras vão também estar disponíveis em vários supermercados dos Emirados Árabes Unidos.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
A pensar nas férias? Este destino português tem prémio de sustentabilidade
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal