Sustentabilidade

Agricultura biológica vai ter um novo impulso em 2022

O PAN conseguiu a aprovação de várias propostas na área ambiental durante os três primeiros dias da discussão do OE2022
Texto
Agricultura biológica (Markus S./Unsplash)
Agricultura biológica (Markus S./Unsplash)

No terceiro dia de votações do Orçamento de Estado, decorrido ontem (25 de maio), o PAN conseguiu a aprovação de várias propostas na área ambiental, para além do incremento da verba destinada ao plano de Mobilidade Ativa Ciclável.

Em destaque, a agricultura biológica que deverá ter um novo impulso durante o ano de 2022, com a aprovação de uma proposta que prevê apoios ao investimento.

Assim, o Governo aprova “programa que garante apoio técnico, formação aos agricultores e incentivos para a reconversão de sistemas convencionais à prática e métodos de agricultura biológica e compensação pelos serviços de gestão de ecossistemas e habitats agrícolas”, pode ler-se na proposta aprovada.

O objetivo é atingir 15% do total da superfície agrícola útil em agricultura biológica até 2023.

Neste debate do OE2022, outras das conquistas do PAN foram: a realização de um atlas de risco das alterações climáticas, a criação de um plano de ação “rios livres”, um programa de incentivos à gestão sustentável de habitats agrícolas e incentivos ao adequado descarte de produtos de tabaco.

Também por ação do PAN, no novo OE2022, passa ainda a estar prevista o reforço dos meios humanos do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) com a contratação de 25 novos vigilantes da natureza.

(Fotos: M. Spiske e Matt Palmer /Unsplash)

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
A pensar nas férias? Este destino português tem prémio de sustentabilidade
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal