Fantástico

Elon Musk respondeu ao apelo da Ucrânia e deu acesso a internet rápida e segura

O patrão da Tesla e da SpaceX, deu acesso à rede de satélites Starlink, complicando eventuais pretensões russas de impedir internet na Ucrânia
SpaceX de Elon Musk, patrão da Tesla
SpaceX de Elon Musk, patrão da Tesla

Debaixo da tentativa de invasão russa que levou à guerra na Ucrânia, Mykhailo Fedorov, vice primeiro-ministro e ministro para a Transição Digital deste país fez um apelo no Twitter a Elon Musk: permitir acesso à rede mais rápida e resistente de internet, da qual o presidente da Tesla e SpaceX é proprietário.

A rede em causa, designa-se Starlink e é gerida pela SpaceX de Musk. Consiste num conjunto de satélites que servem de apoio à futura estação espacial e que permitem um acesso muito robusto e superrápido à internet.

“Enquanto tentas colonizar Marte, a Rússia tenta ocupar a Ucrânia. Enquanto os teus foguetões aterram a partir do espaço, os rockets russos atacam a Ucrânia e a população civil! Nós pedimos-te que forneças à Ucrânia acesso às estações Starlink…” - pediu Fedorov

Elon Musk não demorou a responder e informou pela mesma via que o serviço de acesso Starlink estava ativo na Ucrânia.

Lançamento SpaceX (Foto: John Raoux/AP)

Esta não é a primeira vez que o patrão da SpaceX tem uma atitude tão rápida de apoio a uma catástrofe. Ainda recentemente no caso da erupção e tsunami no Arquipélago de Tonga, Musk, deu acesso à rede Starlink para o governo poder ter uma internet mais robusta.

A rede Starlink é composta por mais de 2 mil satélites em órbita e a SpaceX tem o objetivo de alcançar uma rede com mais de 40 mil satélites. A ideia é levar internet superrápida a todas as zonas do planeta, mesmo as mais remotas.

Esta tecnologia irá auxiliar a Ucrânia nas comunicações com o exterior e irá com certeza complicar planos de Vladimir Putin que possam incluir destruição de estruturas de internet no país que agora quer destruir.

Vídeo abaixo com uma das missões/teste da SpaceX

Continuar a ler
Home
Descobre uma nova forma de te livrares dos teus eletrodomésticos velhos
Preço dos combustíveis para esta semana. A nossa previsão aqui
Saga de filme de ação automóvel "Velocidade Furiosa 10" em Portugal