Energia

Elon Musk anuncia que Tesla irá investir €8,8 mil milhões na gigafábrica no Texas

A unidade de Austin deverá ficar pronta até ao final do ano, tal como a de Berlim. A giga Texas, como lhe chama Elon Musk, irá gerar 20 mil empregos diretos
Texto
Elon Musk, CEO Tesla
Elon Musk, CEO Tesla

A nova gigafábrica que a Tesla está a construir em Austin, no estado do Texas, Estados Unidos, vai implicar um investimento de 10 mil milhões de dólares, o que equivale a aproximadamente 8,8 mil milhões de euros. A informação foi veiculada pelo próprio CEO do construtor americano de automóveis elétricos, Elon Musk, que usou a sua conta na rede social Twitter para escrever que a “Giga Texas é um investimento de 10 mil milhões de dólares ao longo do tempo, gerando pelo menos 20 mil empregos diretos e 100 mil empregos indiretos”.

Embora a Tesla não tenha adiantado mais informações após o tweet do seu CEO, sabe-se agora que tanto os números do investimento como dos empregos gerados com a nova unidade de Austin, são muito superiores ao que estava previsto e ao que a própria empresa havia adiantado.

Ainda no capítulo financeiro, estima-se que a empresa venha a receber 57,4 milhões de euros em incentivos fiscais pela construção da nova fábrica, que fica localizada perto do aeroporto, na periferia oriental de Austin.

A unidade americana deverá ficar pronta até ao final deste ano, tal como a gigafábrica europeia que a Tesla está a construir em Berlim, capital da Alemanha. Ambas as unidades terão uma capacidade de produção superior a 500 mil veículos por ano, sendo esperado que atinjam 75 por cento da sua capacidade no curso de dois anos.

Em Austin, a Tesla irá produzir a pick-up Cybertruck, o pesado Semi e ainda os ligeiros Model 3 e Model Y. Para além de ter escolhido esta cidade como local para a construção de uma gigafábrica nos Estados Unidos, a marca liderada por Elon Musk também elegeu a capital do estado do Texas para fixar a sua sede que assim transita do estado da Califórnia.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Vê como fica o preço dos combustíveis na próxima semana
Já é possível carregar o passe Andante e bilhetes ocasionais no Porto com telemóvel
Vais poder andar de táxi aéreo em breve. Primeiro eVTOL já foi entregue a cliente