Energia

Depois do hidrogénio verde a ADP Fertilizantes inaugura parque solar

Parceria com EDP permite cobrir 20% das necessidades da unidade fabril do Lavradio
Texto
ADP Fertilizantes (foto: divulgação)
ADP Fertilizantes (foto: divulgação)

Com o objetivo de reduzir as emissões de poluentes a zero até 2035 a ADP Fertilizantes acaba de inaugurar em Portugal um novo parque solar fotovoltaico em regime de autoconsumo na unidade industrial do Lavradio, distrito de Setúbal.

A ADP Fertilizantes, do grupo Fertiberia, recorreu à EDP para instalar um parque fotovoltaico de 1,3 megawatt (1,3 MW) de capacidade, numa área de 15 mil metros quadrados, na fábrica do Lavradio.

Esta nova instalação conta com 2378 paineís solares e irá permitir colmatar 20% do consumo total na unidade, reduzindo a fatura energética em cerca de 23% e evitando a emissão de 390 toneladas de dióxido de carbono (CO2) por ano.

fertilizantes - away
Em Portugal, a ADP possui instalações em Alverca, Lavradio e Setúbal (foto: divulgação)

Este novo parque solar está em linha com os ambiciosos planos de descarbonização da empresa, que recentemente colocou em funcionamento a primeira fábrica europeia de amoníano e de abudos verdes em grande escala, em Puertollano (em parceria com a Iberdrola), onde produz adubos 100% sustentáveis a partir de hidrogénio verde.

O grupo tem planos para produzir adubos com hidrogénio verde na unidade de Alverca, em Portugal e está a desenvolver dois novos projetos de construção na Suécia e na Noruega.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Radares da PSP. É aqui que vão estar em maio
Microcarro da Silence tem bateria amovível que se transporta como uma mala
Painéis solares dobráveis e portáteis dão energia limpa nas tuas aventuras