Energia

Painéis solares ajudam Vodafone a dar energia à rede telefónica

Vodafone pões painéis solares no telhado do local onde tem tecnologia que encaminha chamadas e dados para telemóveis
Texto
Vodafone instala painéis solares (foto: Vodafone UK)
Vodafone instala painéis solares (foto: Vodafone UK)

A Vodafone instalou a sua primeira central de energia solar local em Gloucester, Inglaterra. Os painéis solares vão gerar energia para alimentar o edifício onde está instalada o sistema que permite encaminhar chamadas telefónicas e dados de e para os telemóveis.

Ao todo, foram colocados 720 painéis solares fotovoltaicos no telhado, sendo que estes ficam por entre as telhas e não por cima delas. Esta instalação vai gerar cerca de 240.000kWh de eletricidade de origem renovável, suficiente para suprir cerca de 12% das necessidades do edifício.

Nos próximos dois anos, a Vodafone espera instalar mais painéis solares em telhados de outras localizações do Reino Unido de forma a reduzir a sua pegada ambiental.

Painéis solares Vodafone - AWAY
Painéis solares em telhado (foto: Vodafone UK)

A empresa de comunicações quer atingir a neutralidade carbónica nas suas operações no Reino Unido até 2027. Como tal, tem investido milhões de libras anualmente para garantir a eficiência energética e usa apenas eletricidade de fontes renováveis desde 2021.

Para controlar os consumos energéticos, a empresa tem utilizado inteligência artificial (AI) e machine learning para identificar pontos de consumo anómalos e criar ações para controlar a situação. Além disso, estão a usar a Internet das Coisas (IoT) e AI para controlar remotamente.

Desta forma, a Vodafone tem conseguido manter o seu consumo energético inalterado apesar de ter havido um aumento de 300% na quantidade de dados que circulam na rede da empresa no Reino Unido, desde 2019. As emissões de carbono desceram 77% neste período.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal
Radares da PSP: vê onde vão estar na próxima semana de 22 a 28 de abril
Mundo vive branqueamento em massa de corais pela segunda vez em 10 anos