Smartcity

Energia solar e reaproveitamento de águas são aposta em novo edifício sustentável em Lisboa

Oriente Green Campus estará pronto até ao final de 2023 e é exemplo de uma arquitetura que privilegia a sustentabilidade
Texto
Oriente Green Campus
Oriente Green Campus

Ficará situado na zona norte da cidade de Lisboa e promete ser um exemplo de integração entre arquitetura moderna, sustentabilidade, serviços e comodidades. O edifício de escritórios Oriente Green Campus vai ocupar uma área de 41 mil metros quadrados e terá nos espaços verdes um dos seus principais atrativos.

Já arrancaram as obras do novo edifício que vai nascer em Moscavide e que deverá estar concluído no decorrer do segundo semestre de 2023. A empresa de gestão de investimentos imobiliários Norfin descreve-o como um dos mais inovadores e modernos complexos de escritórios na Área Metropolitana de Lisboa.

O Oriente Green Campus estará dotado de food court para uso exclusivo dos 3500 utilizadores, ginásio, auditório e estacionamento para veículos, incluindo bicicletas. Ao nível dos espaços verdes, está projetado um claustro no interior dos três pisos acima do solo, que dará origem a múltiplos pátios, jardins e terraços de uso exclusivo, assim como um rooftop de 10 mil m2 com vista panorâmica sobre o rio Tejo e o Parque das Nações.

No domínio da sustentabilidade, o novo edifício desenhado em colaboração entre os atelieres de arquitetura Kohn Pedersen Fox Associates e Saraiva + Associados, integra algumas soluções inovadoras, como um sistema de ventilação natural que permitirá reduzir significativamente o consumo energético e melhorar a qualidade do ar interior.

Na cobertura vão ser instalados painéis fotovoltaicos que ocuparão uma área de 1000 m2, enquanto o nível do consumo de água da rede pública será reduzido ao mínimo através da integração de soluções e instalações de eficiência hídrica, incluindo recolha da água da chuva e sistemas de reutilização de águas cinzentas.

 

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
A pensar nas férias? Este destino português tem prémio de sustentabilidade
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal