Energia

Energia sustentável e areia: como a Finlândia está a aquecer casas

Solução sustentável já implementada Polar Night Energy está a fornecer aquecimento a uma cidade na Finlândia
Texto

Uma empresa finlandesa é a responsável pela criação e implementação do primeiro sistema de armazenamento de calor com recurso a areia.

Já em operação na central elétrica de Vatajankoski, o sistema da Polar Night Energy está a fornecer aquecimento de baixa emissões à cidade de Kankaanpää, na zona mais ocidental da Finlândia.

Um silo em aço com cerca de 4 metros de largura e 7 metros de altura é o elemento central do sistema patenteado pela Polar Night Energy. No seu interior, cem toneladas de areia são aquecidas a uma temperatura próxima dos 500 graus Celsius, a partir de eletricidade produzida por fonte eólica ou solar.

Trata-se da primeira solução comercial do mundo para armazenar eletricidade na areia como calor, que depois é utilizado numa rede de aquecimento urbano, para aquecer a água de uma piscina municipal, por exemplo.

Em comunicado, os responsáveis da Polar Night Energy destacam que o sistema de armazenamento de calor, com 100 kW de potência de aquecimento e 8 MWh de capacidade energética, tem o potencial de compensar a intermitência da energia produzida por fontes renováveis, como quando não há sol ou vento.

O objetivo da empresa é agora massificar o uso desta tecnologia que dizem ser barata e simples de implementar, por forma a que mais locais possam beneficiar de um sistema de aquecimento baseado em energia verde, mantendo assim quentes as casas, as empresas e os edifícios públicos.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
O novo Hyundai Kauai EV: De olhos postos no futuro
A primavera chegou. 7 dicas para navegar a época das alergias
BYD Seal vence prémios “Carro do Ano 2024” e “Elétrico do Ano”