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Autocarros a hidrogénio e elétricos usados como powerbank em emergências

Projeto-piloto nos Estados Unidos vai usar autocarros sem emissões para dar energia a edifícios públicos em caso de emergência
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Projeto vai usar autocarros sem emissões para dar energia a edifícios (Foto: Unsplash)
Projeto vai usar autocarros sem emissões para dar energia a edifícios (Foto: Unsplash)

A cidade de Oakland, nos Estados Unidos, vai avançar com um projeto que pretende testar se autocarros sem emissões podem servir como uma fonte de energia móvel em caso de emergência. Para tal, vão construir o que chamam um hub de resiliência de veículo-para-edifício (V2B na sigla em inglês).

O objetivo do projeto-piloto V2B Oakland, como foi chamado, será usar a energia armazenada em autocarros elétricos e a hidrogénio para ajudar a fornecer ar condicionado e eletricidade à Biblioteca Pública de Oakland em caso de emergência, tornando assim o edifício um abrigo para a população.

Os autocarros sem emissões que vão ser usados foram produzidos pela New Flyer of America.

autocarros a hidrogénio - AWAY
Autocarros usados no V2B Oakland (Foto: New Flyer)

Numa primeira fase, cada autocarro elétrico vai ceder seis horas de energia de reserva para a biblioteca, enquanto os autocarros com tecnologia fuel-cell a hidrogénio vão dar 11 horas de energia de reserva.

Ao utilizar-se os autocarros sem emissões em vez de geradores Diesel, é possível evitar a emissão de cerca de 45 kg de dióxido de carbono por hora.

O projeto vai ter um financiamento de cerca de 3,6 milhões de euros dado pela Comissão de Energia da Califórnia, pelo Projeto de Indicadores Ambientais de West Oakland (WOEIP) e pela agência de transportes públicos AC Transit.

Projeto-piloto autocarros - AWAY
Projeto-piloto em Oakland, Califórnia (Foto: D. Daily/Unsplash)

A equipa responsável pelo V2B Oakland será composta por várias entidades, entre elas o Centro de Transporte e Meio Ambiente (CTE), a Schneider Electric, a Cidade de Oakland e a AC Transit.

Para garantir que os autocarros sem emissões possam ser usados como fonte de energia de reserva, vai ser utilizado um sistema chamado ChargePilot que faz a carga e a descarga das baterias.

O projeto-piloto deverá avançar já em meados de 2023 e haverá testes até julho de 2025.

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