Energia

A bateria sustentável do futuro poderá ser feita de madeira

Northvolt pretende criar baterias mais sustentáveis e de origem local que possam dar resposta às necessidades da indústria automóvel
Texto
Northvolt desenvolve baterias de madeira (Foto: I. R. Nava/Unsplash)
Northvolt desenvolve baterias de madeira (Foto: I. R. Nava/Unsplash)

A Northvolt, empresa sueca de produção de baterias, tem procura desenvolver soluções mais sustentáveis para aquele que é o elemento central da mobilidade elétrica. No final de 2021, produziu uma célula de bateria a partir de materiais reciclados. Este ano, anunciou que pretende criar uma bateria que use carbono produzido com madeira renovável proveniente das florestas nórdicas.

Este projeto junta a Northvolt à finlandesa Stora Enso, empresa de fabrico de celulose, papel e outros produtos florestais, para desenvolverem aquela que poderá ser a primeira bateria industrializada que utiliza apenas matérias-primas de origem sustentável e local.

A Northvolt ficará responsável pelo desenvolvimento das baterias e da tecnologia, enquanto a Stora Enso irá fornecer o carbono duro sustentável, produzido à base de lignina, um composto presente nas árvores. Em comunicado, a Northvolt explica que a lignina é uma das maiores fontes renováveis de carbono do mundo.

O objetivo é simples, reduzir a pegada de carbono e também o custo de produção, criando uma solução mais sustentável para a indústria automóvel, que está agora a apostar na mobilidade elétrica, e para o armazenamento de energia.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal
Mundo vive branqueamento em massa de corais pela segunda vez em 10 anos