Fantástico

Colegas do futuro? Vê como robots autónomos ajudam estes trabalhadores

Mais de 100 robots móveis autónomos aliviam trabalhadores de tarefas físicas em armazém da DB Schenker
Texto
Robots autónomos em armazém da DB Schenker (foto: divulgação)
Robots autónomos em armazém da DB Schenker (foto: divulgação)

Há muito que se fala da possibilidade de os robots darem apoio nas operações diárias de muitas empresas. A DB Schenker, uma empresa de gestão da cadeia de abastecimento, está a usar robots autónomos para facilitar o trabalho dos funcionários de um novo armazém, na República Checa.

Ao todo, mais de 100 robots móveis autónomos (AMR na sigla original) estão a dar apoio a cerca de 650 trabalhadores deste armazém da DB Schenker. Estes robots, que se movimentam e operam de forma autónoma, têm como objetivo aliviar os operadores de tarefas físicas pesadas ou monótonas, ajudando também a tornar os processos mais eficientes.

Os robots autónomos são controlados por software e podem transportar até 500 kg de mercadoria. Operando num comprimento total de três quilómetros, estes ajudantes transportam prateleiras inteiras até aos operadores para que estes possam retirar a mercadoria necessária, fazendo depois o processamento, consolidação ou embalagem.

As baterias permitem que trabalhem até três horas e é o próprio robot que se dirige para a estação de carga quando identifica a bateria fraca. Em menos de 10 minutos, estão outra vez carregados.

O novo armazém da DB Schenker na República Checa vai ser usado no negócio de retalho, assim como para o tráfego B2C e de comércio eletrónico. No futuro, é esperado que sejam entregues até 59 milhões de produtos por ano a partir desta localização.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Radares da PSP na próxima semana até 30 de abril
Renováveis: energia eólica com maior crescimento de sempre em 2023
A pensar nas férias? Este destino português tem prémio de sustentabilidade