Atualidade

Este poderá ser o primeiro robot bombeiro autónomo português

Poderá estar para breve a criação do primeiro robot bombeiro português 100% autónomo
Texto
Projeto nacional Robô Bombeiro do IPG (foto: divulgação)
Projeto nacional Robô Bombeiro do IPG (foto: divulgação)

O Instituto Politécnico da Guarda (IPG) vai apresentar um protótipo de veículo robot bombeiro, criado para detetar e apagar incêndios de forma totalmente autónoma, preservando assim a integridade e segurança dos bombeiros.

A apresentação irá decorrer no Espaço Inovação da Proteger 2023 - Conferência de Segurança da Associação Portuguesa de Segurança (APSEI), que irá decorrer de 19 a 20 de abril em Santa Maria da Feira, onde, para além da robótica, existirão vários sistemas de segurança, transporte e vigilância em destaque.

O projeto Robô Bombeiro do IPG leva já cerca de duas décadas de existência, está inserido num concurso nacional de robótica e resulta do trabalho de alunos e professores do departamento de engenharia informática do IPG que procuram desenvolver robôs totalmente autónomos.

Estes robôs, ainda em protótipo, deverão ser capazes de circular de forma autónoma procurando focos de incêndio e poderão ter capacidade de realizar um primeiro ataque rápido às chamas, entrar em locais com risco de explosão ou com emissão de fumos tóxicos.

A nível internacional há vários projetos de robôs com capacidades autónomas e a Hyundai revelou há dois anos um projeto de um veículo que incluía um drone (ver vídeo abaixo):

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
8 dicas para andares em segurança na estrada esta Páscoa
O novo Hyundai Kauai EV: De olhos postos no futuro
A primavera chegou. 7 dicas para navegar a época das alergias