Mobilidade

Amazon já tem robôtaxi elétrico a rolar. Pronto para testar?

Zoox, uma empresa detida pela Amazon, levou para as estradas da Califórnia o seu robotáxi que circulou com passageiros
Texto

Construído para passageiros, não condutores – é assim que a Zoox, uma empresa detida pela Amazon, apresenta o seu veículo 100% autónomo e elétrico. Sem pedais ou volante, este novo robotáxi, que foi apresentado pela primeira vez em 2020, começou agora a circular nas ruas da Califórnia, nos Estados Unidos.

O Zoox – sim, tem o nome da empresa que o idealizou – foi criado com um objetivo: reinventar o transporte pessoal de forma a que este seja mais seguro, limpo e agradável para toda a gente. Com esta ideia bem presente, o veículo foi desenhado tendo em conta o conforto.

Veículo autónomo Zoox - AWAY
Zoox a circular na Califórnia (foto: Zoox, Inc)

No habitáculo, não há pedais ou volante para que alguém possa conduzir. Na verdade, o interior faz quase lembrar uma pequena sala de estar, com quatro lugares – dois de cada lado, virados par o centro para facilitar interações e momentos de lazer.

Um pequeno ecrã de toque na lateral dá acesso a uma panóplia de informações sobre a viagem, desde a hora de chegada, a localização e a rota, além de permitir que se mude a música e a temperatura dentro do veículo.

Veículo autónomo Zoox - AWAY
Zoox é elétrico (foto: Zoox, Inc)

Criado tendo em consideração as regras de circulação já em vigor na Califórnia, o Zoox prima pela segurança tanto para os ocupantes como para quem circula na via. Desta forma, não é necessário pedir isenções ou regulamentos próprios para que possa chegar à estrada.

Para garantir segurança, o Zoox apresenta várias tecnologias interessantes, como um sistema de diagnóstico de possíveis falhas, capacidade de navegar até um ponto de segurança no caso de uma falha geral e capacidade de aprender a lidar com situações complexas graças a inteligência artificial.

veículo autónomo Zoox - AWAY
Robotáxi elétrico circulou com passageiros (foto: Zoox, Inc)

Para os ocupantes, a utilização de cinto de segurança é absolutamente obrigatória, por isso o robotáxi da Amazon não começa a andar enquanto todos os ocupantes não estiverem seguros. Além disso, os airbags foram criados especialmente para o veículo e protegem cada ocupante individualmente caso sejam ativados.

Zoox já anda nas estradas com passageiros

2023 é um ano importante para o robotáxi Zoox. O veículo autónomo está pela primeira vez a circular nas ruas da Califórnia com ocupantes.

De acordo com a empresa, o veículo autónomo foi o primeiro no mundo sem controlos manuais a circular em estradas públicas com passageiros, sendo que as primeiras viagens foram com membros da equipa por trás do Zoox.

Durante o fim de semana, o Zoox fez dezenas de viagens num circuito de pouco mais de três quilómetros, chegando a atingir a velocidade de 50 km/h, explicou Jesse Levinson, cofundador e CTO da empresa, num post no Reddit.

As viagens ocorreram sem qualquer veículo de apoio e não havia forma de os passageiros poderem controlar o veículo já que não há pedais nem volante no interior.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
8 dicas para andares em segurança na estrada esta Páscoa
O novo Hyundai Kauai EV: De olhos postos no futuro
A primavera chegou. 7 dicas para navegar a época das alergias