Mobilidade

Robotáxi elétrico da Hyundai passou no exame de condução… mesmo sem condutor

Hyundai Ioniq 5 autónomo foi posto à prova e passou com distinção
Texto

E se os veículos autónomos tivessem de passar num teste de condução antes de ir para as estradas, seriam mais fiáveis? A Hyundai lançou agora um filme promocional em que mostra o seu robotáxi elétrico Ioniq 5 a concluir com êxito um percurso semelhante ao usados nos exames de condução nos Estados Unidos para demostrar que a condução autónoma é segura e de confiança.

Para mostrar o seu desempenho em estrada, o robotáxi Ioniq 5 completou uma série de testes de condução semelhantes aos efetuados pelo público em geral, incluindo condução em estrada, em Las Vegas, nos Estados Unidos.

O exame de condução foi avaliado por uma examinadora, Kandice Jones, que usou os mesmos critérios que utiliza para avaliar humanos. O veículo autónomo teve um comportamento exímio, destacando-se no controlo de velocidade, nas mudanças de faixa e manobras, na capacidade para parar com precisão num sinal de “STOP”, para realizar viragens à esquerda e, claro, no seu tempo de reação diante de uma situação de perigo.

Hyundai robotáxi - AWAY
Robotáxi no exame (foto: divulgação)

A Hyundai quer também mostrar como a condução autónoma torna a mobilidade mais inclusiva. Por isso, mostra Pearl Outlaw, uma mulher portadora de deficiência visual, que não tem carta de condução e que acaba por ter maior dificuldade em se deslocar na cidade. A condução autónoma do robotáxi da Hyundai permite que Pearl se desloque sem estar dependente dos outros.

O robotáxi Hyundai Ioniq 5 é o resultado da colaboração entre o Hyundai Motor Group e a Motional, criadora de tecnologia de condução autónoma. Graças a um conjunto de sensores avançados que combinam LiDAR, radar e câmaras, o veículo autónomo consegue um desempenho consistente em diferentes ambientes de condução.

Vê o vídeo do robotáxi elétrico Hyundai Ioniq 5 a conseguir a sua carta de condução (em inglês).

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Radares da PSP na próxima semana até 30 de abril
Renováveis: energia eólica com maior crescimento de sempre em 2023
A pensar nas férias? Este destino português tem prémio de sustentabilidade