Mobilidade

O novo Hyundai Kauai EV: De olhos postos no futuro

Ficámos a conhecer a nova geração do elétrico Hyundai Kauai numa viagem entre Lisboa e a Comporta
Texto

A exigência da vida moderna é querermos tudo. Queremos simplicidade, mas sem abdicar do design; tecnologia, mas sem ser demasiado complexa; eficiência, mas sem comprometer o ambiente; rapidez, sem sacrificar a segurança.

Pedimos muito e esse é cada vez mais o desafio. Desafio esse a que a Hyundai quer responder na versão 2024 do novíssimo elétrico Kauai que apresentou dias 12 e 13 de março num evento descontraído entre as villas e o pinhal do Sublime Comporta.

Hyundai Kauai EV - AWAY
Nova geração do Hyundai Kauai EV (foto: divulgação)

Sou dessas pessoas que pede e espera muito: um automóvel prático para a vida compartimentada na cidade; com pinta para levar a ocasiões especiais; espaçoso para aguentar um estilo de vida ativo (skates, bicicletas e ainda ajudar nas mudanças de fim de semana); seguro para levar toda a família para a praia e passeios no verão.

A nova geração do Hyundai Kauai EV oferece um dos pacotes de produtos mais completos no subsegmento B-SUV e endereça ponto por ponto estas preocupações.

Design do Hyundai Kauai EV

Comecemos pelo exterior. A primeira impressão - ainda parados em Lisboa – revela um modelo de linhas elegantes, vanguardistas e mais arrojadas do que a versão anterior. Os elementos mais distintivos? Ao longo das portas, sobressai um vinco diagonal que contribui para o perfil dinâmico do Kauai. Destaque ainda para a assinatura de luzes horizontais contínuas à frente que complementa a pureza da forma e dá um toque futurista e muito original ao veículo.

Hyundai Kauai EV - AWAY
Pormenor das luzes contínuas à frente (foto: divulgação)

É um automóvel robusto, mas perfeitamente adequado às dimensões desafiadoras da vida na cidade. A título de curiosidade, a Hyundai optou por inverter o modelo tradicional, pensando o design a partir do modelo elétrico que depois declinou no modelo combustão. Uma abordagem não convencional que reflete a estratégia de eletrificação acelerada da empresa e teve um resultado feliz, num veículo que tira partido do seu desempenho aerodinâmico.

Para finalizar, o novo Hyundai Kauai EV está disponível em múltiplas combinações de cores (mais precisamente 11 tons arrojados) e materiais que se adaptam a diversos estilos de vida.

Interior do elétrico Kauai

Num segundo momento, conhecemos o veículo no seu interior. E espaço é coisa que não falta. Para quem tem um estilo de vida ocupado, ativo ou com miúdos, asseguramos que há espaço de sobra para pernas compridas, pranchas de surf, trotinetes, mochilas de escola, animais de estimação e afins.

O novo Kauai oferece 466 litros de espaço de carga, ou seja, mais 30% do que a geração anterior. Os bancos são totalmente rebatíveis e permitem assim um melhor espaço de carga e modularidade. Resumindo, um interior confortável, acolhedor e surpreendentemente espaçoso.

Um veículo carregado de tecnologia

Confesso que as palavras tecnologia e automóvel na mesma frase me deixam sempre um pouco ansiosa, tendo já sido confrontada com modelos tão complexos que nem sabemos para que servem no dia a dia. E, à partida, a Hyundai anuncia que “o Kauai está equipado com uma vasta gama de funcionalidades tecnológicas e de conveniência de vanguarda”, o que me provocou logo um nervoso miudinho.

Mas, nada a temer. No caso do painel de controlo, encontramos um interface claro, sóbrio, intuitivo e muito user-friendly. O ecrã panorâmico duplo tem 12,3 polegadas e permite uma feliz integração de dados úteis e rigorosos, sem se perder em devaneios tecnológicos.

A tecnologia estende-se a outros aspetos do Hyundai Kauai EV de segunda geração que está equipado com variadíssimos sistemas inteligentes que facilitam (e muito) a vida do condutor. A título de exemplo, destacamos o sistema de assistência ao condutor Hyundai Smart Sense; a deteção de obstáculos e de veículos que parem ou abrandem; a ajuda a travar em caso de risco de colisão; identificação de veículos, peões e ciclistas; assistência à condução em autoestrada; aviso e travagem em caso de risco de colisão durante o estacionamento, entre muitos outros.

E, tratando-se de um elétrico, podemos sempre contar com a app Bluelink Connect que mostra agora a potência de carregamento do veículo e o consumo médio de energia por viagem. É também o primeiro modelo da marca a utilizar o novo Connected Car Navigation Cockpit (ccNC) para uma experiência totalmente digital do painel de instrumentos e dos ecrãs de infoentretenimento.

Como é conduzir o novo Hyundai Kauai EV?

E então, como é conduzir um automóvel destes em estrada? Estava um fim de tarde cheio de sol e saímos de Lisboa, rumo a sul. O veículo comportou-se de forma muito estável proporcionando uma viagem sem ruídos e sem sobressaltos. O único senão? É tão tranquilo que facilmente nos podemos perder na velocidade (mais uma vez, não temam: “ele” avisa em caso de excessos).

Chegámos à Comporta depois de uma viagem relâmpago em que não nos cansámos de elogiar o design, espaço e robustez do novo Kauai elétrico. Depois de uma apresentação breve, mas virada para o futuro da mobilidade, dormimos “no campo” e no dia seguinte estávamos prontos para regressar a Lisboa.

Hyundai Kauai EV - AWAY
Novo Hyundai Kauai EV (foto: AWAY/DR)

Os automóveis carregaram durante a noite, mas por precaução apenas, porque teriam autonomia para fazer o percurso de regresso. São 250km de ida e vinda entre Lisboa e Comporta e a autonomia do Kauai é de até 514 km. O novo Hyundai Kauai EV tem uma nova funcionalidade de condicionamento da bateria - gerido através do sistema de navegação - que permite adaptar automaticamente a temperatura da bateria durante a viagem para garantir condições de carga ideais quando chegar ao ponto de carregamento.

Curioso? Adiantamos mais: O novo Hyundai Kauai EV estará disponível para entrega no mercado nacional a partir do final de março e contará com uma campanha especial de lançamento com Preço Promocional Chave na Mão a partir de 32.990 euros mais IVA (campanha válida para empresas).

Os clientes podem escolher entre as variantes 100% elétrico (com autonomia de série ou de longo alcance), híbrido-elétrico (HEV) e de motor de combustão interna (MCI), bem como as versões desportivas N Line de cada uma delas.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
A pensar nas férias? Este destino português tem prémio de sustentabilidade
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal