Energia

Energia das marés, uma solução para gerar eletricidade em ilhas remotas?

Tecnologia que produz energia a partir das marés vai ser instalada em ilha das Filipinas
Texto
Tecnologia HydroWing para produzir energia a partir de marés (foto: Inyanga Marine)
Tecnologia HydroWing para produzir energia a partir de marés (foto: Inyanga Marine)

E se as marés pudessem gerar energia limpa até para os destinos mais remotos? Nas Filipinas, vai ser construída uma central de energia limpa que usa o mar como principal fonte.

O projeto a cargo da Inyanga Marine Energy Group, encomendado pela Energies PH, vai nascer na ilha Capul, ao lado do estreito de San Bernardino, nas Filipinas, que por estar fora da rede, é alimentada por uma central a gasóleo de 750 kW que tem várias falhas no fornecimento de energia.

Graças à tecnologia de energia das marés da Inyanga, a HydroWing, além de ser garantida energia a toda a hora, esta vem de uma fonte limpa.

A nova central de energia limpa vai aproveitar as correntes fortes de San Bernardino para gerar eletricidade. Numa primeira fase, o projeto vai ter capacidade de 1MW e vai estar conectada a uma microrrede, também ligada a um sistema de armazenamento de energia e a painéis fotovoltaicos.

Este projeto representa um primeiro passo para fazer chegar a tecnologia HydroWing a outras comunidades remotas que não têm ainda alternativas limpas para a produção de energia.

Será a energia das marés uma boa opção?

Até agora, a energia das marés não era considerada uma boa opção já que os custos de operações e manutenção eram muito elevados. A HydroWing da Inyanga surge como uma alternativa mais económica e escalável.

O seu design modular permite que se mexa nas turbinas e se efetuem trocas, caso haja algum problema, sem ter de se remover a fundação.

A Inyanga desenvolveu agora um barco próprio para transportar as turbinas das HydroWings. O Quad Hull Barge permite baixar os custos dos transportes e manutenção, tornando a tecnologia de produção de energia a partir das marés ainda mais interessante.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Radares da PSP na próxima semana até 30 de abril
Renováveis: energia eólica com maior crescimento de sempre em 2023
A pensar nas férias? Este destino português tem prémio de sustentabilidade