Energia

Energia das ondas pode impulsionar hidrogénio verde em África

Nova parceira prevê a construção de projetos de produção de energia a partir de ondas para gerar hidrogénio verde
Texto

A energia eólica e a energia solar são ambas muito usadas na produção de hidrogénio verde, mas há outras opções de renováveis igualmente interessantes. Na Namíbia, vai nascer agora um projeto que vai usar a energia das ondas para produzir o combustível sustentável.

O projeto que junta a finlandesa AW-Energy Oy e a Kaoko Green Energy Solutions vai ser feito em fases. Primeiro, vai ser planeado o novo parque offshore de produção de energia das ondas para depois ser instalada a tecnologia da AW-Energy Oy WaveRoller na costa de Swakopmund.

Energia das ondas - AWAY
Tecnologia de produção de energia a partir das ondas (foto: AW-Energy Oy)

A longo prazo, o objetivo é estudar a capacidade de produção de energia a partir das ondas noutras localizações da Namíbia, não só para aumentar a geração de hidrogénio verde como também para apoiar a dessalinização, e construir novos parques de energia de ondas.

Em comunicado, o diretor da Kaoko Green Energy Solutions, Sacky Nalusha, referiu que a falta de desenvolvimento no setor energético no sul de África cria oportunidades para se investir em soluções inovadoras. “As ondas do mar têm potencial para criar uma solução sustentável para as nossas necessidades energéticas”, acrescenta.

Energia das ondas - AWAY
Parques com WaveRoller vão gerar energia para produção de hidrogénio (foto: AW-Energy Oy)

A produção de energia a partir das ondas é considerada promissora, mas tem ainda alguns entraves. Projetos com a tecnologia são considerados dispendiosos e podem impactar os ecossistemas marítimos. Se a sua implementação correr bem na Namíbia, poderá servir de modelo para que outros países avancem com esta energia renovável.

A Namíbia quer tornar-se uma superpotência na produção de hidrogénio verde na próxima década e poderá ter apoio da União Europeia. O ano passado, avançaram com o projeto Swakopmund que prevê a produção de hidrogénio a partir de energia solar.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal
Mundo vive branqueamento em massa de corais pela segunda vez em 10 anos