Energia

Há uma ilha no mar Mediterrâneo alimentada com energia das ondas

Novo sistema desenvolvido pela Eni produz energia limpa a partir das ondas do mar
Texto
Sistema produz energia limpa através das ondas (foto: Eni)
Sistema produz energia limpa através das ondas (foto: Eni)

Há quem diga que os mares são das maiores fontes de energia renovável no mundo, podendo gerar até 80 mil TWh, o equivalente a cinco vezes o consumo mundial por ano. A Eni tem estado a trabalhar para aproveitar esta fonte e instalou um sistema que vai usar as ondas para produzir eletricidade.

O novo sistema chama-se ISWEC, a sigla para Inertial Sea Wave Energy Converter – conversor inercial de energia das ondas do mar, e foi criado em parceria com a Wave for Energy, do Instituto Politécnico de Turim. Desde 7 de março deste ano que está instalado no mar Mediterrâneo, a cerca de 800 metros da costa da ilha de Pantelária, em Itália.

Sistema ISWEC - AWAY
Sistema da Eni produz energia com ondas do mar (foto: Eni)

Preso ao fundo do mar, o sistema é composto por dois giroscópios com mais de dois metros de diâmetro que se movem com as ondas e por geradores que produzem energia a partir do movimento. A eletricidade gerada é enviada para terra por cabos subaquáticos.

O novo sistema agora em operação tem capacidade de produzir 260 kWp de energia a partir do movimento das ondas.

Além disso, o ISWEC do mar Mediterrâneo vai servir também para recolher informação para o desenvolvimento de uma segunda geração deste sistema e para instalá-lo noutras zonas do mundo.

De acordo com a Eni, este novo sistema traz várias vantagens. Fica a apenas 1 metro acima da linha de água, o que significa que não impacta a paisagem e pode ser integrado com outros sistemas de produção de energia renovável, como a solar e a eólica. Por fim, aproveita uma fonte muito abundante no planeta, que é também mais previsível e constante.

A instalação deste novo sistema de produção de energia a partir das ondas é o primeiro passo para a descarbonização da ilha italiana e vai ao encontro dos objetivos presentes na agenda de transição energética.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
8 dicas para andares em segurança na estrada esta Páscoa
O novo Hyundai Kauai EV: De olhos postos no futuro
A primavera chegou. 7 dicas para navegar a época das alergias