- EDP investe 15,5 milhões de euros na produção de hidrogénio verde em Portugal
- Emissões de CO2 no setor da energia bateram recorde em 2023
- Painéis solares dobráveis e portáteis dão energia limpa nas tuas aventuras
A maior central solar da EDP Renováveis na Europa já está a produzir energia. Este projeto, localizado no distrito de Lisboa, faz com que a EDP alcance o marco de 540 MWp de capacidade solar em Portugal.
A Central Fotovoltaica da Cerca está nos concelhos de Alenquer e da Azambuja. Graças aos mais de 310 mil painéis solares bifaciais, que absorvem energia solar de ambos os lados, tem uma capacidade instalada de 202 MWp.
Com uma produção anual estimada de 330 GWh, deverá produzir energia limpa suficiente para abastecer cerca de 100 mil famílias.
Além disso, com esta central de energia solar, consegue evitar-se a emissão de 170 toneladas de CO2 por ano, o equivalente à pegada ambiental de um carro com motor a combustão que percorra mil milhões de quilómetros.
Este projeto de energia solar de maior potência é o primeiro a entrar em operações dos que foram adjudicados no leilão público de 2019. Além disso, é o maior da EDP na Europa.
A EDP tem desenvolvido vários projetos solares a nível global, tanto de grande escala como de pequena, fazendo da tecnologia solar uma das suas principais vias de crescimento. Até 2026, metade do investimento da empresa a nível global será em projetos solares.
Atualmente, a empresa tem 4,3 GWp de capacidade solar instalada, sendo que os projetos de maior escala são o de Pereira Barreto (203 MWp), no Brasil, LosCuervos (200 MWp), no México, ou Xuain Thien (199 MWp), no Vietname.
Em Portugal, a EDP tem inaugurado vários projetos de energia sustentável. Recentemente, colocou em operação um projeto híbrido, em Penela e Ansião. Até 2026, pretende colocar em operação mais 1 GW de energia renovável.