No mercado automóvel, dentro do sempre muito procurado segmento dos familiares compactos, há um subsegmento que tem tido um crescimento exponencial em toda a Europa – o C-SUV. E, tal como todas as grandes marcas, a Renault pretende dominá-lo.
Por isso, não é de estranhar que o construtor francês tenha decidido substituir o Kadjar pelo novo Austral, modelo que chegará aos concessionários em setembro e que a AWAY foi conhecer a Paris.
Face ao Kadjar, o Austral é uma proposta substancialmente mais moderna. Seja no design, na tecnologia a bordo, ou mesmo na plataforma e na oferta de motorizações, todas elas com uma componente de eletrificação.
Começando por este último ponto, o Austral é o primeiro modelo da marca a utilizar a nova plataforma CMF-CD da Aliança Renault-Nissan-Mitsubishi, cuja configuração permite integrar diferentes soluções de motorização híbrida, a começar pelo novo E-Tech Hybrid.
Disponível nas variantes de 160 ou 200 cv, o Austral híbrido – apresentado como AustralE –combina um novo bloco a gasolina de 1,2 litros, com um motor elétrico de 50 kW de potência e um gerador/motor de arranque utilizado para ligar o motor de combustão, trocar de velocidades e carregar a bateria
De acordo com a Renault, a versão híbrida pode circular em zonas urbanas em modo elétrico durante 80% do tempo, o que corresponde a uma economia de combustível de 40% face a um motor convencional a gasolina.
Em alternativa, o novo Austral estará também disponível em duas versões mild hybrid, de 48V e 12V, ambos a gasolina.
Da mecânica para a estética, o Austral adota um design que a Renault designa de “Sensual Tech”, marcado por linhas fortes que transmitem a robustez característica do estilo SUV. A elevada distância ao solo (170 mm) e a linha de cintura elevada reforçam o seu ADN de Sports Utility Vehicle.
O novo logótipo Renault "Nouvel'R" marca presença e foi também apresentada a uma nova versão mais desportiva, a Esprit Alpine, com uma série de pormenores distintivos, como as jantes de 20 polegadas em preto e cinzento fumado ou os estofos de Alcântara com costura dupla no azul característico da marca.
No novo Austral, cujo nome tem inspiração na aventura e na imensidão dos territórios do hemisfério sul, o interior prima pela utilização de materiais de elevada qualidade e pela tecnologia colocada à disposição do condutor e restantes ocupantes.
Destaque para os dois ecrãs digitais, sendo que o que concentra as funcionalidades de infoentretenimento encontra-se no centro e é baseado no sistema operativo Android.
Por último, mas não menos importante, referência aos muitos sistemas avançados de assistência à condução que equipam o Austral, e ao facto de o modelo permitir numerosas opções de personalização graças à última geração da tecnologia Multi-Sense.
A primeira apresentação do novo Austral à comunicação social não incluiu quaisquer testes dinâmicos, pelo que as impressões de condução ficarão para um segundo contacto com o SUV francês.