Mobilidade

Fomos a Paris conhecer o Austral um novo SUV familiar compacto eletrificado

Modelo que vem substituir o Kadjar oferece três opções de motorização. O AustralE tem motorização híbrida com motor de 50kW
Texto

No mercado automóvel, dentro do sempre muito procurado segmento dos familiares compactos, há um subsegmento que tem tido um crescimento exponencial em toda a Europa – o C-SUV. E, tal como todas as grandes marcas, a Renault pretende dominá-lo.

Por isso, não é de estranhar que o construtor francês tenha decidido substituir o Kadjar pelo novo Austral, modelo que chegará aos concessionários em setembro e que a AWAY foi conhecer a Paris.

Face ao Kadjar, o Austral é uma proposta substancialmente mais moderna. Seja no design, na tecnologia a bordo, ou mesmo na plataforma e na oferta de motorizações, todas elas com uma componente de eletrificação.

Começando por este último ponto, o Austral é o primeiro modelo da marca a utilizar a nova plataforma CMF-CD da Aliança Renault-Nissan-Mitsubishi, cuja configuração permite integrar diferentes soluções de motorização híbrida, a começar pelo novo E-Tech Hybrid.

Disponível nas variantes de 160 ou 200 cv, o Austral híbrido – apresentado como AustralE –combina um novo bloco a gasolina de 1,2 litros, com um motor elétrico de 50 kW de potência e um gerador/motor de arranque utilizado para ligar o motor de combustão, trocar de velocidades e carregar a bateria

De acordo com a Renault, a versão híbrida pode circular em zonas urbanas em modo elétrico durante 80% do tempo, o que corresponde a uma economia de combustível de 40% face a um motor convencional a gasolina.

Em alternativa, o novo Austral estará também disponível em duas versões mild hybrid, de 48V e 12V, ambos a gasolina.

Da mecânica para a estética, o Austral adota um design que a Renault designa de “Sensual Tech”, marcado por linhas fortes que transmitem a robustez característica do estilo SUV. A elevada distância ao solo (170 mm) e a linha de cintura elevada reforçam o seu ADN de Sports Utility Vehicle.

O novo logótipo Renault "Nouvel'R" marca presença e foi também apresentada a uma nova versão mais desportiva, a Esprit Alpine, com uma série de pormenores distintivos, como as jantes de 20 polegadas em preto e cinzento fumado ou os estofos de Alcântara com costura dupla no azul característico da marca.

No novo Austral, cujo nome tem inspiração na aventura e na imensidão dos territórios do hemisfério sul, o interior prima pela utilização de materiais de elevada qualidade e pela tecnologia colocada à disposição do condutor e restantes ocupantes.

Destaque para os dois ecrãs digitais, sendo que o que concentra as funcionalidades de infoentretenimento encontra-se no centro e é baseado no sistema operativo Android.

Por último, mas não menos importante, referência aos muitos sistemas avançados de assistência à condução que equipam o Austral, e ao facto de o modelo permitir numerosas opções de personalização graças à última geração da tecnologia Multi-Sense.

A primeira apresentação do novo Austral à comunicação social não incluiu quaisquer testes dinâmicos, pelo que as impressões de condução ficarão para um segundo contacto com o SUV francês.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
A pensar nas férias? Este destino português tem prémio de sustentabilidade
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal