Sustentabilidade

Dia da Criança: dicas para ensinar sobre importância de reciclar

Porque não aproveitar a data especial para fazer atividades que alertam para a importância de reduzir a pegada ambiental?
Texto
Reciclar vidro
Reciclar vidro

Hoje, 1 de junho, celebra-se o Dia da Criança, uma data criada com o objetivo de alertar para os direitos e o bem-estar dos mais novos. Ao longo dos anos, o dia foi ganhando magia e muitos são os adultos que aproveitam para fazer atividades especiais com as crianças.

A pensar nisso, a Friends of Glass Portugal, uma plataforma que promove o uso de produtos embalados em vidro, propõe que se marque o dia com atividades que alertam para a importância de se reciclar e reutilizar embalagens.

Aqui ficam quatro ideias para que os mais novos possam começar desde cedo a contribuir para um mundo mais sustentável:

1. Pode aprender-se muito com jogos e as possibilidades são as que a imaginação permitir. Uma ideia para ensinar sobre a reciclagem é fazer um jogo de adivinhas sobre o que pode ou não ser reciclado.

2. Os mais novos podem sentir-se mais inclinados para reciclar se perceberem realmente qual é o impacto do ato. Experimenta desafiá-los a desenhar uma pegada e pintá-la sempre que puserem uma embalagem para reciclar, para perceberem que a energia poupada reduz a pegada ecológica de cada um.

3. Não é só reciclar que faz a diferença, mas também reduzir. Por isso, porque não incentivar as crianças a dar uma segunda vida a uma embalagem? Um frasco de compota pode ser um novo copo para lápis e canetas, uma garrafa de vidro pode ser uma jarra de flores.

4. Os mais pequenos gostam de imitar comportamentos. A melhor maneira para se criar o hábito de reciclar é pôr toda a família a separar as suas embalagens e a depositá-las no ecoponto correto.

(Fotos: Unsplash)

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
A pensar nas férias? Este destino português tem prémio de sustentabilidade
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal