Sustentabilidade

Projeto nacional de reciclagem de brinquedos é candidato a prémio europeu

Replay promove a economia circular através do encaminhamento para reciclagem de brinquedos usados e transformação em novos
Texto

Portugal está representado entre os projetos finalistas aos prémios da Nova Bauhaus Europeia 2022, com o projeto Replay, centrado na reciclagem de brinquedos. Financiado pelo Novo Banco e desenvolvido pela Zero Waste Lab e pela Precious Plastic Portugal, o projeto Replay disputa a categoria "Shaping a circular industrial ecosystem and supporting life-cycle thinking”.

Para além de serem avaliados por um painel de júri, os vários projetos a concurso podem ser votados pelo público no site da Nova Bauhaus Europeia, a iniciativa da União Europeia que pretende aproximar os cidadãos dos valores da sustentabilidade, da estética e da inclusão, através de ligações entre o mundo da arte e da cultura e o domínio da ciência e da tecnologia.

Iniciado em 2021 com o objetivo de promover a economia circular, o projeto Replay desenvolveu a primeira rede de recolha, triagem e reciclagem de brinquedos, por forma a evitar a sua deposição em aterro e obter o máximo aproveitamento de todos os materiais. O projeto nacional pretende incentivar a discussão pública e política, bem como propor soluções para a problemática da falta de solução para a reciclagem de objetos plásticos, como os brinquedos.

O vídeo de divulgação da Zero Waste Lab:

A primeira fase do Replay contou com a participação da comunidade, em concreto famílias dos municípios de Figueira de Castelo Rodrigo, Porto, Cascais, Lisboa e Évora, as quais foram desafiadas a desenvolver uma ação em quatro passos: seleção de brinquedos, desmontagem, contabilização e entrega.

Numa segunda fase, os brinquedos desmontados e classificados por tipo de material foram depositados num dos 44 pontos de entrega localizados em 11 localidades. O plástico recolhido foi posteriormente encaminhado para cinco laboratórios da Precious Plastic Portugal para a transformação num novo brinquedo, votado por mais de 260 crianças.

Promovida junto das entidades nacionais pela Agência Nacional de Inovação, a Nova Bauhaus Europeia vai atribuir um prémio de 30 mil euros a cada projeto vencedor.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
A pensar nas férias? Este destino português tem prémio de sustentabilidade
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal