Sustentabilidade

Volume de equipamentos reciclados pelo Electrão teve aumento significativo

Empresa gestora de resíduos recolheu e reciclou mais embalagens, pilhas e equipamentos elétricos usados em 2021 do que em 2020
Texto
Reciclagem
Reciclagem

Mais equipamentos elétricos, mais pilhas e baterias, mais embalagens. É transversal a todos estes materiais o crescimento significativo da recolha e posterior reciclagem registados em 2021, de acordo com os dados constantes do relatório executivo do Electrão referente ao ano transato.

Face a 2020, os valores de recolha e reciclagem alcançados em 2021 foram claramente superiores, com destaque para as 703 toneladas de pilhas e baterias. Um crescimento de 103%, que se explica pela expansão da rede de recolha e pelo alargamento da quota de mercado do Electrão.

A empresa assegura que assim foi evitada a emissão de CO2 equivalente a 114 toneladas, quantidade que apenas poderia ser compensada por 5700 árvores.

Quanto às embalagens usadas, foram tratadas um total de 54 mil toneladas (maior volume), correspondentes a um incremento de 9%

Na quantidade de equipamento elétrico usado, recolhido e reciclado pelo Electrão em 2021, deu-se o menor crescimento – 2%. Ainda assim, as 17083 toneladas processadas por esta entidade especializada em gestão de resíduos é um número muito significativo, que confirma a cada vez maior adesão à reciclagem por parte dos consumidores.

De acordo com o relatório publicado, cada português entregou ao Electrão, em média, 1,7 kg de equipamentos elétricos para reciclagem em 2021. Em particular nos grandes equipamentos, foram recolhidas e enviadas para reciclagem mais de 10 mil toneladas, o que corresponde, em peso, a mais de 255 mil máquinas de lavar roupa.

Relativamente às lâmpadas, inseridas também no capítulo dos equipamentos elétricos usados, foram recicladas 308 toneladas em 2021 – aproximadamente dois milhões de unidades.

O ano de 2021 representou um crescimento para o Electrão também ao nível do número de locais de recolha de equipamentos elétricos, pilhas e baterias. São atualmente 7389 os locais onde é possível depositar este tipo de equipamentos usados. A sua localização pode ser consultada no site ondereciclar.

(Fotos: Unsplash)

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal
Radares da PSP: vê onde vão estar na próxima semana de 22 a 28 de abril
Mundo vive branqueamento em massa de corais pela segunda vez em 10 anos